25 de Outubro: Dia dos Dentistas! Sem Avaliações.

CLIQUE 2 VEZES NA TELA DO CELULAR PARA LER MELHOR!

LEIA TODO O ARTIGO E DEPOIS CLIQUE NOS LINKS PARA VER O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA E O LINK DO PROGRAMA DESSA SEMANA!

O  PROGRAMA “RAIO-X DO SORRISO” É TODA QUINTA-FEIRA AO MEIO DIA E ASSIM QUE TERMINA, DISPONIBILIZAMOS O LINK! 

PARTICIPE COM A GENTE! 

EU E CLÓVIS RIBEIRO NA RÁDIO CIDADÃ 87.5 FM

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155678589537751/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=m2FJ-2NHl1Y

E vamos falar sobre o Dia Mais Importante do Ano (na minha opinião!Rs) – O DIA DO DENTISTA!

Sim! O dia que o programa vai ao ar é exatamente no Dia 25 de outubro – é o Dia Nacional dos Dentistas! Falem Parabéns pra mim! Rs

Vamos saber a origem da escolha dessa data?

ORIGEM DO DIA NACIONAL DO DENTISTA – 25 DE OUTUBRO

No dia 25 de outubro de 1884, o Decreto de Lei nº 9.311, criou os primeiros cursos de graduação em Odontologia no Brasil, nos estados da Bahia e Rio de Janeiro.

E mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista.

Assim, a escolha desta data para celebrar o Dia do Dentista é uma homenagem a criação do curso de Odontologia no país.

EXISTE TAMBÉM O DIA MUNDIAL DO DENTISTA

Dia Mundial do Dentista é comemorado dia 3 de outubro.

A data surgiu por causa da criação do primeiro curso de formação para odontólogos, em 1840, em Baltimore, nos Estados Unidos da América.

TIRADENTES TAMBÉM FOI DENTISTA

Tiradentes é um dos personagens históricos brasileiros mais conhecidos – dentro e fora da sala de aula. Seu nome completo era Joaquim José da Silva Xavier.

Devido ao fato de seus pais terem morrido e ter perdido tudo que a família possuía devido dívidas, ele foi morar com seu tio que tinha como profissão: a odontologia. Ele se dedicou muito a profissão de dentista e também de práticas farmacêuticas e por isso surgiu o apelido de Tiradentes.

Entre as muitas profissões que exerceu (tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político), estava a de Dentista Amador. E por esse motivo recebeu o apelido de “Tiradentes”, pelo qual se tornou conhecido.

Um relato interessante é que segundo frei Raimundo de Penaforte, Tiradentes “ornava a boca de novos dentes, feitos por ele mesmo, que pareciam naturais”.

Ou seja, era muito caprichoso!

TIRADENTES FOI O PRECURSOR DA ODONTOLOGIA

No século XVII, não havia no Brasil uma lei que regulamentasse a prática da Odontologia. Por isso, eram os barbeiros que costumavam fazer esse trabalho.

Dizia que os médicos não queriam colocar as mãos na boca das pessoas e os barbeiros se aventurarem nesse ramo, uma vez que eles já eram conhecidos por cuidar da cabeça cortando a barba e cabelo.

Em 1631, a Coroa Portuguesa passou a multar as pessoas que tiravam os dentes sem licença. Quem quisesse exercer a função deveria passar por uma avaliação com um especialista chamado “cirurgião-mor”.

Naquela época, o ofício de dentista prático limitava-se à extração de dentes, com técnicas rudimentares e sem aplicação de anestesia.

Tiradentes avançou na Odontologia, mesmo na ausência de ferramentas ou técnicas para realizar diagnósticos precisos.

Com os seus trabalhos dedicados à Odontologia, Tiradentes foi o precursor de ações voltadas à saúde bucal, reconhecendo, dando valor ao bem-estar do paciente.

Como dentista, diziam que Tiradentes não gostava muito de arrancar os dentes de seus pacientes. Ele pelo jeito presava muito pela boa prática e manutenção dos dentes.

Ele preferia observar e arrancar quando era necessário. Ele fazia coroas em marfim e osso de boi para preservar os dentes possíveis.

Tiradentes levou a Odontologia para regiões afastadas do País, fazendo com que a profissão ganhasse visibilidade.

A Odontologia começou a evoluir de fato por volta de 1700, quando surgiram instrumentos, como boticões mais eficientes, e profissionais especializados.

Em 1728, o francês Pierre Fauchard escreveu um tratado chamado O Cirurgião-Dentista.

Em 1746, Claude Mouton publicou o primeiro trabalho relacionado a prótese dentária e, em 1756, Philip Pfaff lançou a obra Odontologia Alemã.

Dois anos antes, em 1754, havia sido criado um boticão especial para a extração dos terceiros molares. O temido “motorzinho”, que causa tanta aflição nos pacientes, surgiu no fim do século 19, mas só chegou ao que conhecemos hoje no século 20.

Assim, apesar de exercer a profissão de dentista tão bem, Tiradentes morreu antes (em 1792), anos antes que ela fosse oficialmente denominada dessa forma.

No Brasil, em 23 de maio de 1800, pela primeira vez em documentos do reino, foi citada a palavra DENTISTA. Assim, passou a ser necessária a especialização para o desempenho da profissão. Foi o início da Odontologia, considerada a arte dentária como profissão autônoma no Brasil.

Em 1820, o Doutor Picanço concedeu ao francês Doutor Eugênio Frederico Guertin a “carta” para exercer sua profissão no Rio de Janeiro. Era diplomado pela Faculdade de Odontologia de Paris e aqui atingiu elevado conceito, atendendo a maior parte da nobreza, inclusive D. Pedro II e familiares. Publicou em 1819, ‘Avisos Tendentes à Conservação dos Dentes e sua Substituição’, ao que tudo indica, a primeira obra de odontologia feita no Brasil.

Em 1839, é criada por Chaplin A. Harris, em Baltimore, Estados Unidos, a primeira Escola de Odontologia do mundo: Colégio de Cirurgia Dentária.

Em 1850, pelo decreto lei 598 é criada a Junta de Higiene Pública. Os três primeiros dentistas que se registraram foram: Luiz Antunes Carvalho (1852), Emilio Salvador Ascagne (1859) e Theotônio Borges Diniz (1860).

Duas curiosidade:

  1. no dia 4 de julho de 1792, os instrumentos odontológicos usados por Tiradentes foram comprados em um leilão por Francisco Xavier da Silveira, que pagou 800 réis pela bolsa completa.

2. Tiradentes só foi reconhecido como herói 98 anos após sua morte.

ODONTOLOGIA MODERNA

Passados mais de 200 anos, o cenário é outro. Pelo menos na Odontologia… Quanto aos encargos políticos acredito que pagamos mais ainda do que nos tempos de antes.

Mas, voltando à Odontologia, na época de Tiradentes, o principal objetivo do dentista era livrar o paciente da dor e do desconforto. A estética não era levada em consideração.

Hoje temos uma variedade enorme de atuação do cirurgião-dentista: botox, aplicação de ácido hialurônico, lentes de contato odontológicas, aparelhos ortodônticos estéticos, implantes dentários… Hoje em dia os dentes adquiriram um importante papel na busca pela beleza e harmonia facial. Vários artistas já aderiram a esses tratamentos modernos.

Hoje, o cirurgião-dentista tem o principal objetivo o de informar sobre Prevenção Bucal, o de preservar  ao máximo os dentes dos pacientes, de forma a garantir-lhe belo sorriso e, consequentemente, manutenção da autoestima e da qualidade de vida.

DIAGNÓSTICO EM ODONTOLOGIA

O Diagnóstico, com o aparecimento do Raio-X em 1875, revolucionou a maneira de ver o corpo humano. E contribuem para que a causa seja encontrada com facilidade e que o correto tratamento seja feito.

Hoje os equipamentos são digitais, facilitando a visualização das imagens em uma maior escala pela tela do computador e no envio desses exames por meios digitais aos cirurgiões-dentistas solicitantes. Além disso, a qualidade da imagem melhorou muito e o tempo para aquisição das imagens diminuiu, o que é excelente tanto para o dentista solicitante quanto para o paciente.

O Brasil ainda continua um país de desdentados (cerca de 10% da população), porém há uma tendência das novas gerações terem índices menores de ausências dentárias.

Isso se deve ao maior acesso da população aos serviços de Saúde bucal, mas também à alta qualidade da odontologia brasileira.

Os índices de problemas bucais continuam altos devido ao hábito de consumo de carboidratos e açúcares, bem como higienização insuficiente para evitar os diversos problemas dentários após as refeições.

BRASIL COMO UMA REFERÊNCIA MUNDIAL EM ODONTOLOGIA

O Brasil é hoje considerado um dos países mais avançados na odontologia; uma referência mundial.

Há excelentes cursos universitários e investimentos pesados por parte das indústrias que atuam no setor. Assim, é nítida a constante inovação.

A Odontologia no Brasil também é referência em produção de pesquisas científicas, assim como no aprimoramento de materiais e técnicas.

Existem cursos online que complementam as práticas dos dentistas, e reforçam aulas teóricas, o que contribui para o aprimoramento dos estudos dos profissionais da área.

E mesmo os profissionais que não são professores estão tendo a oportunidade de dividir as suas dúvidas e experiências pela internet. Isso por meio de vídeos, postagens de casos e a troca de realidades também contribui muito para que sejamos uns dos melhores profissionais do mundo!

Existem sim teorias que são aplicadas e testadas na prática pelos profissionais e que futuramente podem se tornar uma nova técnica. Basta estudar e aplicar, bem como medir os resultados.

MOMENTO #naotatudobem 

INSTAGRAM, YOUTUBE e FACEBOOK

O Projeto #naotatudobem veio em um momento em que nosso país passa por um momento único. Um momento em que todos estão questionando a realidade do Brasil quanto à gestão pública.

Para muitos pode parecer um momento conturbado, mas eu vejo com uma oportunidade única de conhecermos a verdadeira essência das pessoas e das situações.

E como estamos falando sobre Odontologia essa semana, o que Não Está Tudo Bem com o assunto é o fato de termos Ainda, em 2018, quase que 20 milhões de pessoas que não tem dentes na boca!

Em tempos de informação e prevenção mais em alta do que nunca, ter essa situação é alarmante!

E vejo que há muitos fatores que contribuem pra isso: Mais acesso à informação sobre prevenção, mais cuidado por parte dos pacientes quanto à alimentação e à higienização bucal após as refeições, falta de dentistas nas UBSs bem como falta de materiais, falta de ambiente e de equipamentos adequados e programas de saúde do governo que se atentem mais aos resultados do que apenas no levantamento de dados.

Participei de projetos sociais, elaborei algumas ações DE SAÚDE e eu cheguei a uma conclusão: o Projeto Social precisa da ajuda do Setor público para que haja BONS resultados a longo prazo.

Ações isoladas e ausência de implantação de melhora por parte do governo após as ações sociais são primordiais para efetividade. Se não, serão somente ações pontuais sem continuidade. Afinal, a ação social não é responsável pela Saúde da População durante o ano todo, o governo sim. Pela constituição de 1988 todos temos direito à saúde. E ela precisa Sim ser melhorada!

E pra você? O que não tá tudo bem com a Odontologia hoje?

Ou em relação ao seu Dentista?

Acredito que a maior reclamação em relação ao dentista sema que ele fica conversando com você enquanto você está de boca a berta, não é mesmo? Rs.  Conta aí pra gente!

E PRA TERMINAR…

A ODONTOLOGIA DO BRASIL TEM MOTIVO DE SOBRA PARA COMEMORAR!

Assim, o dia 21 de abril serve tanto para os brasileiros prestarem suas homenagens a Tiradentes pelo seu papel histórico, o dia 25 de outubro é também importante para lembrar do profissional que cuida dos dentes: os DENTISTAS!

Hoje, mais de 280 mil cirurgiões-dentistas atuam no Brasil. Só no estado de São Paulo, são cerca de 90 mil ativos, tornando-se referência internacional quando o assunto é saúde bucal.

Somos muitos, mas ainda não tão bem distribuídos pelo país.

Isso porque a maioria se concentra no Sul e Sudeste, e deixando um buraco nas regiões mais ao norte. Porém, isso tem mudado e quem sabe ações do governo incentivem mais profissionais a residirem em regiões que apresentam demanda de tratamento.

É o que esperamos daqui pra frente!

Portanto, se você que leu o texto todo, pegue seu telefone e dê uma ligada para o Seu Dentista e o Agradeça por cuidar tão bem d o Seu Sorriso!

Vale Whatsapp, e-mail, SMS… Mas quer uma dica?

Se tiver a oportunidade de ir pessoalmente dar um abraço nele, faça! Pois Nada Substitui o olho no olho de gratidão e um abraço sincero.

E Feliz Dia dos Dentistas a todos! Nós merecemos!

Temos uma profissão maravilhosa, muito desafiante e muito satisfatória. Quem Ama o que faz deixa transparecer e assim como eu, acredito que os dentistas do Brasil se sentem muito orgulhosos de nossa profissão.

Referências:

http://atm-cjb.com.br/historia_odontologia_brasil.htm

http://www.pmdf.df.gov.br/site/index.php/2011-08-07-02-53-55/13917-centro-odontologico-desenvolve-projeto-sexta-feira-sem-carie

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/como-faziamos-sem-dentista.phtml

http://www.folhadaregiao.com.br/2.633/tiradentes-o-grande-m%C3%A1rtir-do-brasil-1.52557

http://yoba.com.br/19/tiradentes-uma-inspiracao-para-odontologia/

https://fortissima.com.br/2014/01/29/o-dentista-mais-famoso-de-todos-os-tempos-tiradentes-43826/

http://www.cro-ce.org.br/noticia.asp?id=77

https://sandrellearcipretti.com/2016/04/21/conheca-a-historia-do-patrono-da-odontologia-tiradentes/

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/4/16/folhinha/4.html

https://correiodaamazonia.com/croam-destaca-importancia-de-tiradentes/

http://jornaloimparcial.com.br/destaque/tiradentes-uma-inspiracao-para-a-odontologia/

https:///opiniao/tiradentes-uma-inspiracao-para-odontologia/

http://www.dgabc.com.br/Noticia/1939657/tiradentes-e-a-odontologia

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/tiradentes.htm

https://novaescola.org.br/conteudo/11630/vamos-falar-sobre-tiradentes

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/militares-transformaram-tiradentes-em-heroi-nacional.shtml

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes

 

E Você, gostou do artigo? Mande sua foto de criança pra gente!

 NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NO FACEBOOK!

“A RÁDIO CIDADÃ É UMA RÁDIO INDEPENDENTE. ELA É A VOZ DO CIDADÃO. COLABORE CONOSCO, POIS AQUI É SUA VOZ DE COMUNICAÇÃO!”

OS LINKS SOBRE ESSE PROGRAMA  ESTARÃO DISPONÍVEIS LOGO APÓS O PROGRAMA! A TRANSMISSÃO É AO VIVO TODA QUINTA-FEIRA ÀS 12 HORAS.

ENQUANTO ISSO, ASSISTA O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA ESCOLHENDO O LINK:

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=tKKIjDKxPnc

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155665174637751/

PARTICIPE COM A GENTE!

CLIQUE AGORA PARA VER O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA!

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155553005537751/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=GjnPSxgBPWo

 

CLIQUE ABAIXO e Curta Agora Também a Nossa Página do Facebook!

https://www.facebook.com/RadiologiaOdontologicaAbreuOficial/

https://www.facebook.com/naotatudobem/

https://www.facebook.com/paulaabreusorriso/

 

CLIQUE DEPOIS ABAIXO e Siga também o Nosso Instagram:

https://www.instagram.com/radiologiaodontologicaabreu/

https://www.instagram.com/paulaabreu_sorriso

 

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCds5nuRlBP66i39sqoeVpMA

https://www.youtube.com/channel/UCm2hCFKsajYKme9BCZVoQuQ

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem, #paulaabreu_sorriso,  #naotatudobem, #diadascrianças, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #25deoutubro

 

Por favor Avalie Isto.

992total visits,1visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.