A esperança de um Mundo Melhor está no Sorriso das Crianças! Sem Avaliações.

CLIQUE 2 VEZES NA TELA DO CELULAR PARA LER MELHOR!

LEIA TODO O ARTIGO E DEPOIS CLIQUE NOS LINKS PARA VER O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA E O LINK DO PROGRAMA DESSA SEMANA!

O  PROGRAMA “RAIO-X DO SORRISO” É TODA QUINTA-FEIRA AO MEIO DIA E ASSIM QUE TERMINA, DISPONIBILIZAMOS O LINK! 

PARTICIPE COM A GENTE! 

EU E CLÓVIS RIBEIRO NA RÁDIO CIDADÃ 87.5 FM

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=tKKIjDKxPnc

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155665174637751/

 

Olá!

Vamos falar sobre um assunto que foi bem comentado na semana passada, mas que foi um pouco apagado por causa da guerra cibernética por causa das eleições. Rs.

Mas sempre repito: é um momento único em que estamos nos informando e sabendo melhor como funciona o nosso país. Afinal, pela primeira vez estamos interessados em participar mais das decisões que refletem diretamente na nossa vida. Então não é para reclamar, mas para agradecermos por esse momento.

Mas vamos voltar ao assunto da semana: o Sorriso das CRIANÇAS!

Sempre que a gente está triste, vale a pena nos lembrarmos de como éramos felizes quando crianças. E o melhor dia do ano pra gente, assim como o Aniversário e o Natal, era o Dia das Crianças, não é mesmo?

E semana passada, no dia 12 de outubro, foi o dia das crianças e com essa política toda eu mesma me esqueci de colocar minha foto de criança. Mas aí está! Eu carregando no colo meu irmão Thiago. Olha o Sorrisão!

Agora vamos falar um pouco sobre esse dia tão especial!

No dia 12 de outubro de 1923, o Rio de Janeiro, então capital federal, sediou um evento que reuniu estudiosos de infância e políticos de vários países.

Era o Congresso Sul-Americano da Criança, cuja pauta discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento.

Um político notou a comoção provocada pelo tema na época.

No ano seguinte, o recém-eleito deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961) propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil.

Em 5 de novembro de 1924, o então presidente da República Arthur Bernardes (1875-1955) sancionou o Decreto 4.867. “Artigo único:

“Fica instituído o dia 12 de outubro para ter lugar, em todo o território nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrário”, diz o texto.

E, assim, foi criado o Dia das Crianças.

DIA DAS CRIANÇAS: NO COMEÇO NÃO ERA FERIADO E O COMÉRCIO NÃO SE ATENTAVA A DATA

Em 1940, o presidente Getúlio Vargas (1882-1954), criou um novo decreto,

Por pouco, o Dia das Crianças não “mudava” de data. Na lei de Vargas, que “fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País”, o artigo 17 do capítulo 6 dizia: “será comemorado em todo o País, a 25 de março de cada ano, o Dia da Criança”.

“Constituirá objetivo principal dessa comemoração avivar na opinião pública a consciência da necessidade de ser dada a mais vigilante e extensa proteção à maternidade, à infância e à adolescência”, dizia o texto.

Mas o 25 de março não saiu do papel.

COMO SURGIU O BEBÊ JOHNSON

Nos anos 1950, uma intensa campanha de marketing criou, de fato, o Dia das Crianças no Brasil.

Foi uma promoção conjunta entre duas gigantes: Estrela e a Johnson & Johnson.

 Em 1955, elas lançaram a Semana do Bebê Robusto: os clientes eram convidados a enviar fotos de seus filhos – de 6 meses a 2 anos.

Os pais do “bebê Johnson do ano” ganhavam um prêmio, enquanto o bebê tinha o rosto estampados em revistas e jornais.

O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora Aparecida.

A santa já era oficialmente padroeira do Brasil desde 1930, após decreto papal ao pisar em solo brasileiro.

O presidente João Figueiredo (1918-1999), último do governo militar do Brasil, aproveitou a data para declarar feriado nacional o dia da Padroeira, 12 de outubro.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Universal da Criança é na verdade celebrado em 20 de novembro, em homenagem à data da aprovação da Declaração dos Direitos da Criança, nesta mesma data em 1959.

CRIANÇAS E DENTIÇÃO – INÍCIO DO SURGIMENTO DOS DENTES

Os dentes começam a surgir a partir dos 6 a 14 meses de vida. Os primeiros costumam ser os dentes anteriores e inferiores.

Pode haver o aparecimento do dente antes do primeiro mês de vida, são os dentes “neonatais”, o que exige dos pais procurar o odontopediatra para consultar.

Muitos bebés não sentem dor com o nascimento dos dentes mas apenas um desconforto ligeiro. Outros podem ficar irritados, salivar abundantemente ou rejeitar o biberão (as gengivas doridas podem provocar incômodo durante a mamada).

Pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de gel e medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo.

Caso haja febre durante o aparecimento da dentição, o melhor é avisar seu médico para garantir que a febre não esteja relacionada com outro problema.

Nesta fase, o bebé tentará levar à boca tudo o que apanhar para atenuar a dor nas gengivas. Raramente, poderá surgir uma febrícula (excecionalmente acima de 38,8 ºC). A gengiva torna-se mais vermelha e, por vezes, inchada.

CHUPAR O DEDO FAZ MAL?

O hábito de chupar o dedo pode causar problemas de desenvolvimento da boca e do queixo, e afetar a posição dos dentes.O resultado disso pode ser dentes anteriores que nascem inclinados para fora ou mordida aberta.

HIGIENIZAÇÃO DOS DENTES/ USO DE FLÚOR

Segue um pequeno resumo de como fazer a higienização em cada fase da infância:

  • Entre os 6-24 meses, utilizar uma compressa húmida, “dedeira dentária” ou escova com pasta adequada (a quantidade de pasta deve ser do tamanho do dedo mindinho da criança).
  • Entre os 2-4 anos, utilizar uma escova com pasta com flúor.
  • Entre os 4-6 anos, os pais ainda devem supervisionar a utilização de escova e da pasta com flúor.
  • Após os 6 anos, as crianças conseguem uma boa autonomia, lavando corretamente os dentes sozinhas.
  • Escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia, de manhã e à noite durante cerca de 2/3 minutos(depois de lavar os dentes à noite, não dê leite, bolachas, xaropes, etc.).

A troca da escova deve ser a cada 3 meses e a escovação é para ser feita no mínimo 3 vezes ao dia (depois do café, depois do almoço e antes de dormir). Claro! Se comer entre as refeições, escovar depois!

IMPORTÂNCIA DOS DENTES DE LEITE

  1. Desenvolvimento da face (já que, perdido o dente de leite, o espaço onde estava alojado atrofia dificultando o nascimento dos dentes permanentes);
  2. Desenvolvimento da fala, (nomeadamente, da fonação);
  3. Crescimento do osso que dá suporte aos dentes (osso alveolar);
  4. Mastigação correta dos alimentos e consequente boa digestão;
  5. Desenvolvimento de uma auto-imagem equilibrada (função estética), entre outros aspetos.

QUANDO COMEÇAR A LEVAR A CRIANÇA AO DENTISTA?

A maioria dos dentistas recomenda que as crianças devam começar a ir ao dentista com dois anos de idade.

Assim o dentista poderá acompanhar o crescimento e de desenvolvimento dos dentes, dizer a importância do flúor e lidar com o uso da chupeta. Poderá também orientar quanto à alimentação e ferimentos na boca.

E é muito importante os pais prepararem as crianças para irem ao dentista. Explicar que ele vai ajudar a cuidar dos dentes dele e de preferência, escolher um dia tranquilo.

TROCA DE DENTES

As crianças já têm todos os dentes na boca por volta dos 2 anos e meio a 3 anos de idade. Ao todo são 20 dentes (10 encima e 10 embaixo).

A troca da dentição começa por volta dos 5 ou 6 anos de idade. Normalmente os primeiros são os anteriores inferiores. Ou a troca ocorre naturalmente, ou temos que ajudar tanto em casa (com um fio dental ou comendo uma maça) ou com a ajuda do dentista.

O fio dental já pode ser inserido como hábito, além da escovação.

DENTES PERMANENTES

O jovem de 12 anos observa toda a sua troca dentária, sendo que apresenta 28 dentes.

Os Sisos podem ser observados pela radiografia panorâmica (se houver os germes), porém ainda não irromperam.

Os Sisos começam a surgir por volta dos 18 anos.

Eu tirei os meus Sisos quando eu tinha 15 anos. E essa é a minha radiografia panorâmica atual.

CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO

É fundamental cuidar da saúde dos jovens. Uma dieta mais natural, baseada em verduras, frutas e legumes, além de serem mais nutricionais, são benéficas à Saúde Bucal. O consumo excessivo de açúcar deve ser evitado e sempre que feito, deve ser acompanhado de higienização bucal. Isso porque sua permanência por tempo excessivo na cavidade oral contribui para o aparecimento das cáries.

MANEIRAS DE ESTIMULAR AS CRIANÇAS A ESCOVAR OS DENTES

  1. O exemplo não é a melhor maneira de ensinar: é a única!
  2. Faça do Momento de escovação uma rotina divertida!
  3. Associar à uma atividade prazerosa depois;
  4. Não ameace ou crie medos
  5. Consultar o Dentista periodicamente;

CRIANÇA E INFORMAÇÃO

As crianças são expostas à tecnologia desde cedo e provavelmente poderão ver alguns vídeos sobre como escovar os dentes em animação e desenhos animados.

Estimule a criança a ver conteúdos úteis e que as dê informação de como cuidar melhor de sua saúde e de como se alimentar bem!

Verifique a escola, se lá há supervisionamento das professoras no intervalo para fazer a higienização bucal, pois é muito importante que haja esse cuidado nos períodos que os pais não estiverem presentes.

A escola deve ensinar, além de matérias escolares, o respeito aos professores, aos outros alunos e ser um local em que criança tem que aproveitar a infância como criança! Os valores e a educação as crianças aprendem com os pais.

E porque não dar informações sobre prevenção bucal? Desde que seja divertido! Porque tudo o que é divertido criança gosta!

E gente, tem coisa mais linda do que o Sorriso das Crianças? Eu acho que não!

Então é isso gente!

Espero que vocês tenham gostado e nos vemos quinta-feira ao Meio dia!

E mudando um pouco de assunto, uma coisa que criança e adulto gostam é Música!

E no dia 20 de outubro vai ter gravação do DVD de uma das minhas bandas favoritas: ANABELLA 78!

Quem animar avisa pra gente fazer aquela festa e tietar bastante na primeira fila!

Olha a minha foto lá! Eu já peguei meus autógrafos! Vamos?!

Segue um trechinho do programa ao vivo com eles! Com a minha música preferida deles: A ESCOLHA! 

Publicado por Paula Pinheiro de Abreu em Quinta-feira, 30 de agosto de 2018

 

E Você, gostou do artigo? Mande sua foto de criança pra gente!

 NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NO FACEBOOK!

“A RÁDIO CIDADÃ É UMA RÁDIO INDEPENDENTE. ELA É A VOZ DO CIDADÃO. COLABORE CONOSCO, POIS AQUI É SUA VOZ DE COMUNICAÇÃO!”

OS LINKS SOBRE ESSE PROGRAMA  ESTARÃO DISPONÍVEIS LOGO APÓS O PROGRAMA! A TRANSMISSÃO É AO VIVO TODA QUINTA-FEIRA ÀS 12 HORAS.

ENQUANTO ISSO, ASSISTA O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA ESCOLHENDO O LINK:

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=TLRMD6CTLwQ

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155649464582751/

PARTICIPE COM A GENTE!

CLIQUE AGORA PARA VER O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA!

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155553005537751/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=GjnPSxgBPWo

 

CLIQUE ABAIXO e Curta Agora Também a Nossa Página do Facebook!

https://www.facebook.com/RadiologiaOdontologicaAbreuOficial/

https://www.facebook.com/naotatudobem/

https://www.facebook.com/paulaabreusorriso/

 

CLIQUE DEPOIS ABAIXO e Siga também o Nosso Instagram:

https://www.instagram.com/radiologiaodontologicaabreu/

https://www.instagram.com/paulaabreu_sorriso

 

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCds5nuRlBP66i39sqoeVpMA

https://www.youtube.com/channel/UCm2hCFKsajYKme9BCZVoQuQ

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem, #paulaabreu_sorriso,  #naotatudobem, #diadascrianças, #sorrisodascrianças

 

Por favor Avalie Isto.

676total visits,1visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.