As Comidas de Natal São Inimigas dos Dentes? Sem Avaliações.

Tema do Programa “Raio-X do Sorriso” do Dia 20/12/2018

É TODA QUINTA-FEIRA AO MEIO DIA E ASSIM QUE TERMINA, DISPONIBILIZAMOS O LINK! 

PARTICIPE COM A GENTE AO VIVO E PEÇA A SUA MÚSICA! 

EU E CLÓVIS RIBEIRO NA RÁDIO CIDADÃ 87.5 FM

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155793683842751/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=wKWK-WQxhYU

 

E pra relembrar, semana passada falamos sobre o tema:

Eleição do Conselho Gestor de Saúde – A Voz do Usuário SUS. Participe!

Quer ler sobre o assunto e ver a gravação do programa? Clique no link abaixo, mas somente depois de acabar de ler esse artigo, ok?

Eleição do Conselho Gestor de Saúde – A Voz do Usuário SUS. Participe!

Vamos às datas comemorativas dessa semana? E lá vai!

17.12_Dia de São Lázaro

Ele era irmão de Marta e Maria, a quem Jesus ressuscitou depois de quatro dias de falecido. Ele teve a graça de ser o protagonista de um dos milagres mais impressionantes de Jesus Cristo.

Lázaro adoeceu gravemente e duas de suas irmãs, Marta e Maria, enviaram um mensageiro ao lugar onde Jesus se encontrava.

São Lázaro faleceu e somente ao quarto dia o Senhor chegou. Jesus falou com cada uma das irmãs e chorou.

Jesus declarou: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morto, viverá: e quem vive e crê em mim, não morrerá. Crês isto?”.

Diante do sepulcro, Jesus disse: “Lázaro, vem para fora!”. E Lázaro se levantou. Desta maneira foi ressuscitado milagrosamente o amigo do Jesus.

18.12_Dia do Museólogo

Esse profissional é o responsável por classificar, conservar e expor peças de valor histórico, artístico, cultural e científico. Sua função é transmitir e divulgar conhecimento, desenvolvendo ações culturais sobre acervos.

Além disso ele tem que planejar e executar tarefas de documentação, arquivamento e conservação de todos os objetos e/ou obras artísticas existentes em um museu.

20.12_Dia do Mecânico

Por isso, um mecânico de confiança é essencial para a manutenção do carro.

O mecânico é responsável por consertar o carro e até mesmo instalar alarmes, som e acessórios.

O mecânico, além de concertar o carro, é responsável por uma atitude preventiva em relação ao veículo.

É de sua responsabilidade identificar possíveis defeitos quando o carro for levado para a revisão.

Antes de viajar agora no final do ano, faça a revisão do seu carro!

21.12_Dia do Atleta

Quem decretou o dia 21 de dezembro como sendo o Dia Nacional do Atleta, foi o ex-presidente do Brasil Jânio Quadros, através do decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961.

Ainda existem vários outros dias dedicados às pessoas que praticam esportes, como: o Dia do Atleta Olímpico (23 de junho); o Dia do Atleta Profissional (em 10 de fevereiro); e o Dia Nacional do Atleta Paraolímpico (em 22 de setembro).

23.12_Dia do Vizinho

Dia do Vizinho é, sem dúvida, legítimo e deve ser comemorado. Mas há divergências pontuais sobre o dia em que se deve comemorar. Para alguns estados brasileiros o dia do vizinho é comemorado na data de 23 de Dezembro, na antevéspera do Natal. Para outros, no entanto, é em 20 de Agosto, em homenagem ao dia de nascimento da poetisa Cora Coralina. Vamos então comemorar as duas datas! Pronto, resolvido! Rs

Cora Coralina nasceu em Goiás e tinha na sua vizinhança o tema principal de suas obras. Por esse motivo a data de seu nascimento também é uma possibilidade para que se comemore o dia do vizinho.

Como dito anteriormente, a data é usada para celebrar a fraternidade entre a vizinhança.

A poetisa Cora Coralina, que acabou estimulando o interesse na proclamação de uma data para que essa união entre vizinhos fosse celebrada e comemorada. A vizinhança era a sua Grande Fonte de Inspiração!

Nesse dia se homenageia acima de tudo a relação de ódio e amor na qual normalmente vivem aqueles que dividem não a mesma casa, mas um espaço comum de convivência durante semanas, meses, anos e até mesmo décadas.

Vizinhos são aqueles que conhecemos também como companheiros de porta, que compartilham com a gente o mesmo condomínio, o mesmo prédio e até a mesma rua.

É bem verdade que HOJE o sentimento de fraternidade entre a vizinhança acabou se perdendo aos poucos, isso quando não é um tormento! E temos 2 principais motivos para isso: falta de SE IMPORTAR com o que fazemos pode afetar o outro e alto grau de individualismo.  Mas vamos fazer parte dos vizinhos que são bacanas!

24.12_Dia do Órfão

Nesta data, comumente comemorada em clima de confraternização familiar, crianças órfãs aguardam a chegada de uma surpresa, de um presente ou de uma visita, com um sentimento muito especial.Você pode contribuir para que o Natal destas crianças seja menos triste e solitário.

Faça uma visita a um orfanato e leve brinquedos, roupas, donativos ou simplesmente um abraço, uma alegria ou uma palavra de esperança.

25.12_Natal

O Natal todo mundo sabe: é uma data que a gente  (que é cristão) comemora o nascimento de Jesus Cristo. Incrível como essa celebração acontece há mais de 1.600 anos – o famoso 25 de dezembro.

Símbolos de Natal

Temos como símbolos de Nata: árvore de Natal, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas. E a comida!!! Ah… A comida!

Árvore de Natal

A árvore de Natal é um dos símbolos mais populares. Quem gosta de montar a árvore de Natal aí? Eu acho lindo! Mas uma coisa que #naotatudobem é desmontar… Dá uma trabalheira? Rs.

E como todos sabem, normalmente a árvore é um pinheiro.

O pinheiro representa robustez e vigor, honestidade e virilidade.

No geral, a simbologia da árvore é positiva e está associada à longevidade e à força; o pinheiro reflete essa qualidade, sendo mesmo um símbolo de imortalidade no Extremo Oriente e um dos principais símbolos do nosso Natal.

Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal, e uma delas que achei bem interessante é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.

O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu em 1539 em Estrasburgo.

Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.

Papai Noel

O Papai Noel teve origem em São Nicolau, um bispo católico do século IV que viveu na cidade de Mira, onde atualmente é a Turquia.

Ele é lembrado como um homem bondoso que presenteava as crianças no dia de seu aniversário, 6 de dezembro. Com o passar do tempo e as variações em torno da lenda, a data acabou mudando para o 25 de dezembro.

Estudiosos apontam que a festa tinha relação com o calendário do ciclo solar e com o agrícola.

Esta data marca o solstício de inverno, sendo o dia mais curto do ano no hemisfério norte; e, a partir daí, os dias começariam a ficar mais longos. A data passou a ser associada ao cristianismo apenas no século IV.

Já a ideia de Papai Noel e sua roupa, toda agasalhada na cor vermelha, vem de origens distintas.

Uma é a que remete às tradições germânicas e nórdicas, pois quando a lenda de São Nicolau chegou à região, em contraposição à figura do presépio católico, os protestantes passam a utilizar o personagem do bom velhinho, que, naquele momento, usava roupas de qualquer cor. Agora, o vermelho… Bem, o vermelho foi uma criação publicitária da Coca-Cola.

O bom velhinho de barba branca e traje de inverno vermelho apareceu pela primeira vez na revista norte-americana Harpers Weekly, no ano de 1881.

Já em 1931, o desenhista Haddon Sundblom utilizou a imagem em um comercial da Coca-Cola e acrescentou um saco de presentes e um gorro.

Com peças publicitárias bem-humoradas do Papai Noel distribuindo presentes ao redor do mundo, a marca de refrigerantes turbinou suas vendas e lucrou muito.

E o Polo Norte? Na verdade, isso surgiu como uma estratégia da Finlândia de estimular o turismo local. Nos anos 1950, o governo daquele país construiu uma vila na Lapônia, que se tornaria o lar do velhinho.

Já o nome Papai Noel é assim em português porque tem suas raízes na língua francesa, em que Noël significa Natal. No inglês, chamado de Santa Claus, vem de uma adaptação de Sinter Klass, como São Nicolau era chamado em holandês.

E crianças: Papal Noel existe! Coloquem suas cartinhas na árvores e deem um abraço bem apertado nele!

Músicas Natalinas – Vamos ouvir algumas?

Tem aquelas clássicas – como:

– Mariah Carrey – All I Want for Christmas is You

– Simone / John Lennon – “Então é Natal!”

– “Noite Feliz”

Troca de Presentes

Quem aí vai dar presente pra família inteira? E quem vai fazer apenas o famoso “Amigo Secreto” ou “Amigo da Onça?”

Não importa se vai ter ou não presente, o importante é trocar bastante abraço, carinho e fazer as pazes pelas brigas por política! Rs

Presépio

Eu não monto presépio, mas minha mãe ama! Quem tem a sua crença e acha bacana montar, que faça! Tradição não se discute!

Iluminação/ Decorações

Eu confesso que não iluminei ainda minha sacada. Você já enfeitou a sua?

É uma alegria ver a cidade enfeitada, já vi a árvore de Natal do Parque do Ibirapuera e os ônibus da cidade enfeitados. Lindo demais de ver!

AGORA SIM: VAMOS ÀS COMIDAS DE NATAL!

Gente… Qual a comida de Natal que vocês mais gostam? Eu amo FIOS DE OVOS! Ai, já estou até salivando!

Eu amo fios de ovos no Tender e já fico esperando a ceia para me esbaldar de tanto comer!

Eu gosto também das castanhas e das frutas em compota: figo, pêssego e abacaxi. Hum… Já deu água na boca!

Mas retomando o assunto, você sabia que existem alguns alimentos que deixam a boca mais propensa à cárie e problemas dentais? Pois vamos falar sobre isso agora.

E lembrando que basta fazer uma higienização correta após a alimentação que os dentes e gengiva ficam protegidos!

PANETONE/ RABANADA/ PUDIM

A grande polêmica já vai começar: COM UVA PASSA OU SEM?

Eu pessoalmente AMO uva passa, mas sei que tem muita gente que abomina! Rs

Não sei se é porque em Goiás temos a mania de misturar doce com salgado na comida… E aqui em São Paulo o pessoal não gosta muito… Mas enfim.. Amo uva-passa.

E o Panetone eu gosto somente com Uva Passa. Ninguém merece aquelas frutas cristalizadas! Rs.

Mas falando no Panetone em si, além da massa, frutas cristalizadas, chocolate e uva-passa, ele é muito rico em carboidrato fermentável.

Esse é um nutriente que faz com que o pH da boca caia dentro de 5 a 15 minutos e fica por 30 minutos. Assim, a boca se torna um ambiente ácido e propicia o aparecimento da cárie, pois a acidez corrói o esmalte dentário.

A rabanada e o pudim sabemos que são lotados de açúcar! Portanto, cuidado!

CASTANHAS

Por serem alimentos mais rígidos, deve-se mastigar devagar para não comprometer os dentes. Avelã, castanhas, nozes deve ser cuidadosamente triturados pelos dentes e se houver algum dente mais frágil, cuidado! Pode haver o risco de fratura!

Temos também que a acidez na composição desses alimentos durinhos e crocantes pode danificar o esmalte dental e provocar desgastes.

Além disso, pacientes que usam aparelhos ortodônticos e próteses devem ter um cuidado redobrado na mastigação para não provocar quebras ou forças excessivas.

 FRUTAS SECAS

Falando em saúde, esse tipo de alimento, por ter uma grande quantidade de fibras, auxilia na produção de saliva, o que é muito bom para o enxague bucal.

Porém, por ter essa textura pegajosa e normalmente ter uma grande quantidade de açúcar, pode grudar nos dentes e como açúcar instalado pode provocar as cáries.

Vemos que existe tanto a ação do açúcar quanto do amido, que se combinam com a placa bacteriana, produzindo acidez que podem corroer o esmalte dentário.

VINHO/ CHAMPAGNE

Tomo mundo sabe que uma taça de vinho diária pode ser uma fonte importante de melhora na circulação sanguínea. Porém, os riscos estão na coloração que pode provocar pigmentação dos dentes e mucosa bucal, comprometento a estética! E a acidez do vinho pode provocar erosão (desgaste) dos dentes.

Você sabia que para a fabricação de bebidas como vinhos espumantes, existe a necessidade de fermentação dupla?

E nessa segunda fase, há o acréscimo de levedura e açúcar.

E aí nem precisa falar que pode fazer mal para os dentes, não é mesmo? Assim, bebidas alcoólicas também contém grande quantidade de açúcar e representa um risco à saúde bucal.

Os dentes, logo após a alimentação, ficam em um meio ácido. Porém, se esse tempo de contato é prolongado, há o risco de corrosão dental.

Além disso, o álcool age diretamente nas glândulas salivares, diminuindo em até 40% o volume de saliva”.

Mas vamos combinar gente: Nada como Brindar o Natal com um TIM-TIM do champanhe e respirar feliz de ter as pessoas que a gente ama ao nosso lado, né?

DOCES

Eu tenho uma lembrança muito boa de Natal, pois a minha sobremesa preferida de Natal é o Doce de Figo Natural com doce de leite.

Eu me lembro da minha tia-avó Olintinha, que preparava todo ano essa sobremesa para nós. Ela é uma grande inspiração para mim, pois escrevia e contava histórias como ninguém! Saudades dela!

Mas além dessa sobremesa, o pessoal prepara muita coisa gostosa pro Natal. Chocolates, doces caseiros, bolos, tortas…E sabemos que todos eles têm uma grande quantidade de açúcar.

Cuidado com a quantidade e com a falta de higienização depois! Parece chato e repetitivo, mas cuidados simples diários fazem toda a diferença!

ALGUMAS DICAS:

– Se for comer doces, faça no intervalo entre as refeições. Assim, a saliva produzida na refeição principal ajuda a neutralizar a fabricação de ácidos;

– Beba bastante água entre o consumo de bebidas alcoólica e refrigerantes;

– Evite alimentos pegajosos e prefira sobremesas feitas como chocolate amargo;

– Coma queijo junto com o consumo de vinho, pois ajuda a neutralizar a acidez da boca;

– Cuidado com alimentos rígidos, para não ter fraturas em plena ceia de Natal!

E no mais: aproveite o dia de Natal com sua família, pense em tudo o que passou na sua vida e no último ano e AGRADEÇA.

Pois os desafios nos tornam mais fortes e novas portas se abrem todos os dias para quem acredita e vai lá e Faz.

Então, Feliz Natal!

E Você, gostou do artigo?

 NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NO FACEBOOK!

“A RÁDIO CIDADÃ É UMA RÁDIO INDEPENDENTE.  ELA É A VOZ DO CIDADÃO. COLABORE CONOSCO, POIS AQUI É SUA VOZ DE COMUNICAÇÃO!”

OS LINKS SOBRE ESSE PROGRAMA  ESTARÃO DISPONÍVEIS LOGO APÓS O PROGRAMA! A TRANSMISSÃO É AO VIVO TODA QUINTA-FEIRA ÀS 12 HORAS.

ENQUANTO ISSO, ASSISTA O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA ESCOLHENDO O LINK:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155779530012751/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=lkzkqTSTW1Y

 

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem, #paulaabreu_sorriso,  #naotatudobem, #saúdepública, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #república, #eleições2018, #raçanegra, #naotatudobem_com_paula_abreu, #maismedicos

Por favor Avalie Isto.

5616total visits,29visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.