CORONA VÍRUS – Informações Importantes baseadas em Artigo Científico Sem Avaliações.

Destaques:

corona

•O surto de COVID-19 foi declarado uma emergência de saúde global tardiamente;

•O COVID-19 infectou mais de 85.403 pessoas em todo o mundo (até janeiro de 2020), significativamente mais que o SARS;

•As características clínicas do COVID-19 incluem febre, tosse e dispneia;

•Os mecanismos fisiopatológicos exatos ainda são desconhecidos devido à ausência de modelos animais;

•Vários países emitiram restrições de viagem, contrariando os conselhos da OMS.

•Prefeito de Wuhan oferece o cargo após admitir a demora na divulgação da epidemia.

•Testes com medicamentos como a hidroxicloroquina estão sendo testados nos Estados Unidos e Brasil para comprovar eficácia no tratamento.

Onde e Quando começou o surto?

Em 31 de dezembro de 2019 surge um surto de pneumonia de etiologia desconhecida, na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. E se discute que a China ocultou a informação por tempo demais, o que não permitiu às demais nações se prepararem para o ocorrido.

O Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huan foi apontado como origem do surgimento do mesmo; local em que se vendia espécies de animais vivos como peixes, aves, bem como animais consumidos pelos chineses tais como morcegos, marmotas e cobras.

A Organização Mundial da Saúde Informou que se tratava de uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. E ressaltou que tinha um elevado perigo aos demais países do mundo, vista a facilidade de transitação de pessoas ao redor do mundo. E a preocupação seria com os países que não estivessem preparados ou que tivessem um sistema de saúde vulnerável.

COVID-19

Este novo coronavírus foi identificado como o agente causador desta pneumonia e foi posteriormente denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pela denominação de COVID-19.

O COVID-19, é associado como sendo um parente da síndrome respiratória aguda grave (SARS) e da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS). O COVID-19 é um betacoronavírus denominado SARS-CoV-2 que atinge inicialmente o trato respiratório superior, depois o inferior e pode se desenvolver como pneumonia em humanos.

Proteção contra o COVID-19

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) são fundamentais e consistem nas máscaras, luvas, óculos e avental.

A higienização de superfícies com álcool gel 70% é recomendada, bem como desinfecção e esterilização dos equipamentos médicos a serem utilizados no paciente.

Além do uso dos EPIs, o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) recomendou também o registro do histórico completo do roteiro das viagens das pessoas em trânsito e o encaminhamento de casos ditos suspeitos em direção a um isolamento.

Prevenção

Os cuidados estão sendo amplamente divulgados e são basicamente os mesmos nos casos de gripe, porém mais rigorosos.

Recomenda-se o consumo de bebidas quentes pelo menos 2 vezes ao dia e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca. Além disso, evitar contato com aglomerações de pessoas e estar em proximidade com indivíduos que estejam com sintomas. O vírus é transmitido por perdigotos e saliva contaminados com o vírus.

Fisiopatologia do COVID-19

O COVID-19 é causado pelo SARS-CoV-2, um betacoronavírus. É constituído por uma estrutura de ácido ribonucleico de fita simples (RNA) que pertence à subfamília Coronavirinae, parte da família Coronaviridae.  

A análise sequencial do SARS-CoV-2 mostrou uma estrutura típica da de outros coronavírus e seu genoma foi comparado a uma cepa de coronavírus previamente identificada que causou o surto de SARS em 2003.
 

Diagnóstico de COVID-19

Os exames laboratoriais ainda estão sendo testados, porém o que ficou evidenciado é que os pacientes podem demonstrar a proteína C-reativa elevada, taxa de sedimentação de eritrócitos, desidrogenase de lactato, creatinina e o tempo prolongado de protrombina.

A confirmação da infecção por COVID-19 pode ser confirmada pelo sequenciamento completo do genoma e a análise filogenética no líquido da lavagem broncoalveolar.

A febre, sendo o sintoma mais comum pode ser tratado por antipiréticos tais como o paracetamol. A tosse seca, outro sinal comum, pode ser tratado com expectorantes como a guaifenesina.

Manifestações Clínicas

Tivemos que a grande maioria dos casos apresentou manifestações discretas como tosse seca, dor de garganta e febre. E o caso foi resolvido espontaneamente, sem maiores problemas.

No entanto, uma pequena parcela manifestou quadros mais graves, muitas vezes quando os pacientes apresentavam já quadros clínicos de doenças crônicas prévias, tais como diabetes e doença cardíaca. Estes tiveram como desfecho pneumonia grave e Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) e alguns foram levados à óbito devido à falência de órgãos, choque séptico e edema pulmonar .

Economia Mundial afetada pelo COVID-19

A China faz parte de quase todos os setores da economia global. Como o país mais populoso do mundo, a China protagonizou o surgimento de outras epidemias mundiais, incluindo o surto de SARS em 2003. Na época, porém, a produção doméstica bruta da China era de 4% do total global – agora é de 17%. O que demonstra um alto grau de presença da economia chinesa em diversos setores.

As províncias responsáveis ​​por mais de 90% das exportações chinesas ordenaram, em janeiro de 2020, que suas fábricas ficassem fechadas ou operem com baixa capacidade. Hoje já informam (sem possibilidade de confirmação de veracidade) que a epidemia está com número de casos decrescente.

No mês de março, a China demonstra a retomada de sua economia, comprando quantidades enormes de soja e carne do Brasil, enquanto os brasileiros permanecem em suas casas e comércios tendo que fechar as portas por ordens de governadores.

O artigo pesquisado afirma que a resposta internacional ao COVID-19 foi mais transparente e eficiente quando comparada ao surto de SARS.

Porém, não é o que demonstra o fato do prefeito de Wuhan ter admitido essa demora e colocou seu cargo à disposição em 23 de março de 2020, período de expansão do virus em toda Europa e América.

Mesmo assim, várias lições podem ser aprendidas em decorrência do aparecimento do COVID-19. E uma delas é a agilidade na informação às demais nações do mundo.

Foi sugerida pela OMS que governo central chinês tivesse emitido diretrizes de resposta viral 13 dias antes de o público ser informado. O fato de não ter sido realizado fez com que houvesse um atraso na colocação de estratégias de contenção em prática. Ou seja, houve um prejuízo mundial visto a disseminação viral hoje estar difundida no mundo todo.

Qualquer revisão que possa ser feita neste momento ainda é limitada por causa da natureza em rápida evolução da epidemia COVID-2019, devido às estatísticas que sempre estão em mudança e o constante desdobramento de novas descobertas de pesquisa.

No entanto, como comunidade de saúde, também é nossa responsabilidade estar ciente dos sinais e sintomas mencionados e sugerir que pessoas sejam encaminhadas prontamente para devido tratamento.

Testes com medicamentos como a hidroxicloroquina estão sendo testados nos Estados Unidos e Brasil para comprovar eficácia no tratamento e estão em andamento. E estamos fazendo a nossa parte e aguardando uma solução, que com certeza virá! Vamos ser otimistas!

E lembre-se: escolha FONTES SEGURAS para obter informações sobre o COVID-19.

Esteja bem informado, tranquilo e tome os devidos cuidados.

Aqui temos compromisso com a verdade. Não acredite em tudo o que lê e nem se apavore.

E nós, da Radiologia Odontológica Abreu, estaremos com nossas atividades suspensas até o dia 05.03.2020, mas em breve daremos mais notícias.

E tudo isso vai passar, com certeza.

Que tenhamos fé e coragem para sairmos mais fortes dessa.

Até o próximo artigo!

Dra. Paula Abreu – Dentista/ Jornalista

CROSP 81.767

Texto baseado no artigo:

World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19).

Sohrabi C1Alsafi Z2O’Neill N3Khan M2Kerwan A4Al-Jabir A4Iosifidis C1Agha R5.

Int J Surg. 2020 Feb 26;76:71-76. doi: 10.1016/j.ijsu.2020.02.034.

Segue o link abaixo:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/32112977

www.radiologiaabreu.com.brEntre em contato conosco pelo e-mail, Whatsapp ou telefone. Teremos o maior prazer em receber seus pacientes para fazer exames conosco!   Telefone (11) 3853-7071/ 94785-3150 Whats App: (11) 93005-2297 E-mail: radiologiaodontologicaabreu@gmail.com Site: www.radiologiaabreu.com.br  

E Você, gostou do artigo? Esperamos que sim!

LEIA, RELEIA E NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NOSSAS PÁGINAS NO FACEBOOK, YOUTUBE E INSTAGRAM!

Até o próximo artigo!

CLIQUE ABAIXO e Curta Agora Também a Nossa Página do Facebook!

https://www.facebook.com/RadiologiaOdontologicaAbreuOficial/
https://www.facebook.com/paulaabreusorriso/

CLIQUE DEPOIS ABAIXO e Siga também o Nosso Instagram:

https://www.instagram.com/radiologiaodontologicaabreu/

https://www.instagram.com/paulaabreu_sorriso

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCds5nuRlBP66i39sqoeVpMA

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

Site oficial: www.radiologiaabreu.com.br

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem_com_paula_abreu, #paulaabreu_sorriso,  #saúdepública, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #república, #eleições2018, #raçanegra, #naotatudobem_com_paula_abreu, #maismedicos #naotatudobem, #hinonacional , #saude , #naotatudobemmasvaificar #saudeebemestar , #dentistas, #blogdodentista, #vidadedentista, #profissaodentista, #odontodivas #consulta, #cobrarconsulta #radiologiaodontologica, #radiologia #sus #saudepublica

Por favor Avalie Isto.

14total visits,14visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.