Halloween, Eleições 2018 e Dia de Finados – Sorrir, Acompanhar e Rezar! 5/5 (1)

CLIQUE 2 VEZES NA TELA DO CELULAR PARA LER MELHOR!

LEIA TODO O ARTIGO E DEPOIS CLIQUE NOS LINKS PARA VER O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA E O LINK DO PROGRAMA DESSA SEMANA!

O  PROGRAMA “RAIO-X DO SORRISO” É TODA QUINTA-FEIRA AO MEIO DIA E ASSIM QUE TERMINA, DISPONIBILIZAMOS O LINK! 

PARTICIPE COM A GENTE! 

EU E CLÓVIS RIBEIRO NA RÁDIO CIDADÃ 87.5 FM

 

FACEBOOK: https://www.facebook.com/naotatudobem/posts/990461204472158?__tn__=-R

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=BvUFqoqO14w

 

E vamos falar essa semana do que aconteceu na semana passada: Halloween e Eleições.

E dia 02 de novembro vai ser Finados.

O que tudo isso tem a ver? Claro que sempre tento achar um ELO de tudo com o Sorriso e esses 3 assuntos tem muito a ver com ele.

ORIGEM DO HALLOWEEN

O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa com temas sombrios e comemorada anualmente em 31 de outubro. E a origem da festa do Halloween data mais de 3 mil anos.

Ela surgiu com os celtas; povo que era politeísta (acreditava em diversos deuses, muitas vezes relacionados com os animais e as forças da natureza). Os celtas celebravam o chamado festival de Samhain, com início no dia 31 de outubro e fim no dia 02 de novembro. Nela, além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.

Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

Durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”. Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio. O nome Halloween foi formado pela junção das palavras hallow, que significa “santo”, e eve, que significa “véspera”.

Com a colonização das terras americanas, a tradição foi incluída na cultura da América, sobretudo nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte e foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX. Desde então, a festa é o maior sucesso.

As crianças usam fantasias e batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês). A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.

O principais símbolos associados à comemoração são as abóboras com velas, as fantasias de bruxas, caveiras, múmias, fantasmas, zumbis, morcegos e gatos. Além disso, as cores mais utilizadas são o preto, o roxo e o laranja.

HALLOWEEN NO BRASIL

Ainda que no Brasil o Halloween não tenha grande tradição, existem muitas festas temáticas que ocorrem no dia 31 de outubro atualmente. Há uns 20 anos tem vindo a se tornar um hábito a comemoração no Brasil, em grande parte por influência de escolas de inglês.

Dia do Saci foi introduzido no país em 2003 através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762. A ideia era celebrar algo que fosse pertencente ao folclore nacional e, portanto, é comemorado no mesmo dia do Halloween: 31 de outubro.

O Halloween é um dia de Festa, que na verdade, a minha amiga Deborá (do Programa Deborá Histórica) disse que foi justamente para proteger as pessoas da energia dele o dia De Finados (que se comemora no dia 2 de novembro), conforme já falei acima!

E eu me diverti muito no Dia da Festa do Halloween! Fui em uma Festa Super bacana a convide do Lúcio, tem as fotos aí!

Ver as casas enfeitadas, crianças se divertindo, adultos encantados com a alegria da noite. Nem a chuva atrapalhou nossa alegria. Foi muito legal mesmo! Isso foi no dia 27.10 – no sábado.

Uma coisa que achei engraçado foi o fato da DENTADURA de vampiro que comprei ter o número de dentes errado! Na parte de cima tinham 5 incisivos entre os caninos. Na parte de baixo, tinham 3 dentes entre os caninos.

Poxa, fabricantes de dentaduras de vampiros peçam uma ajudinha pra um colega dentista! pra ficar mais certinha e real! Temos 4 incisivos entre os caninos. Vejam a radiografia panorâmica abaixo!

 

Só um parênteses: meu irmão faz aniversário no dia 2 de novembro. Beijo pra ele! E minha mãe disse que até tentou, mas ele nasceu mesmo no dia 02. Então, nesse dia, além de eu me lembrar das pessoas queridas que conheci e que já foram, comemoro o aniversário do meu irmão. Feliz Aniversário! Te amo Thi!

ELEIÇÕES 2018 – DIA 28 DE OUTUBRO 

E logo no dia seguinte, já teve as eleições. E eu comecei a escrever o artigo no dia 28.10 à tarde e agora que já sabemos o resultado, nos surpreendemos com a mudança.

Seja qual for a sua intenção de voto, do mesmo modo que respeitamos as escolhas anteriores, essa deve ser respeitada.

Acredito que a partir de agora, devemos nos informar sobre os pilares que realmente interessam à população: SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA. Assim, poderemos saber como tudo funciona, quais são os problemas e como podemos JUNTOS propor soluções.

No dia 29 de outubro passou uma reportagem na Globo dizendo que a SAÚDE É A MAIOR PREOCUPAÇÃO DOS PAULISTAS – cerca de 70% dos entrevistados citaram o tema como preocupante. Atrás mesmo de educação e segurança! Olhem que incrível! E pouco se falou no tema durante as eleições. Eu confesso que insisti com alguns candidatos sobre o assunto e pouco tive de propostas concretas.

A SAÚDE PRECISA MELHORAR MUITO!

Estou fazendo a minha parte em relação à saúde. Estou conversando com  conhecidos do meu bairro para saber quais problemas enfrentamos quando vamos procurar as UBSs, AMAs e hospitais da região.

Já colhemos algumas informações sobre atrasos, mal atendimentos, remarcações devido à atrasos de tempo inferior a 15 minutos, postos extremamente cheios, marcação de consultas demoradas (horas na fila para agendar), etc.

Como usuária, coloquei a minha situação. Eu consegui marcar ginecologista para o dia seguinte. Fui muito bem atendida pelo médico e pela assistente dele. Porém, a infra-estrutura organização e conservação da unidade está bem a desejar.

Vi móveis desgastados, piso precisando de manutenção, arquivos ainda em papel… E o que me preocupa mesmo não é a estética, mas o quanto um lugar conservado pode interferir na percepção de qualidade do paciente e no psicológico. Além de dar um ânimo na equipe que trabalha no local. E vejo que também como setor privado, somos exigidos pelas regras da Vigilância Sanitária. E penso que o serviço público também deveria seguir as mesmas pelo bem dos pacientes.

O bom foi que consegui agendar um exame ginecológico para depois de 10 dias, o que me surpreendeu. Fui em uma AMA que por fora não estava muito conservada, mas que por dentro estava uma maravilha! Fiz o exame rapidamente e em 10 minutos já saí com o resultado.

Quanto à dentista… Justo a minha profissão… Eu nem consegui agendar. Não havia nem agenda aberta e fui orientada a ficar ligando para a unidade até conseguir vaga. Mas pena que ninguém atende ao telefone da unidade nas vezes que liguei.

Existem problemas mais simples e outros muito graves. E todos são desafiantes e farei minha parte para que pelo menos na Unidade que estou, sejam resolvidos.

Sugiro o mesmo a todos! Participem, se informe, conversem e busquem soluções.

Hoje você pode não usar o serviço público, mas quem sabe um dia você não precise? E quando isso acontecer, e você depender dele para ter sua saúde de volta, deve ser satisfatória. E para isso acontecer, depende de todos nós!

FINADOS

E amanhã vai ser dia de Finados. E quero prestar homenagem à algumas pessoas que amo muito e que sinto muita saudades. Meu pai, minha tia Beatriz, minha tia avó Olintinha, meu avô Itamar e minha avó Helena, meu primo Paulo Fernando e meu avô Olinto.

Acredito que todos nós temos saudades de pessoas muito especiais que fizeram parte de nossas vidas. E ao invés de lamentar a falta dessas pessoas, vamos agradecer pela oportunidade de ter convivido com pessoas tão especiais como essas.

 

E pra terminar, eu gostaria de agradecer ao Clóvis, meu companheiro de Programa Raio-X do Sorriso, pelo apoio e pela conquista do título de JORNALISTA.

Amo escrever, amo me comunicar e expor um pouco do meu conhecimento para as pessoas é um grande prazer!

Nossa foto com a banda Anabella 78 é uma das minhas favoritas!

Um ótimo feriado a todos e até a próxima semana! 

Referências:

https://www.todamateria.com.br/historia-do-halloween/

 

E Você, gostou do artigo? Mande sua foto de criança pra gente!

 NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NO FACEBOOK!

“A RÁDIO CIDADÃ É UMA RÁDIO INDEPENDENTE. ELA É A VOZ DO CIDADÃO. COLABORE CONOSCO, POIS AQUI É SUA VOZ DE COMUNICAÇÃO!”

OS LINKS SOBRE ESSE PROGRAMA  ESTARÃO DISPONÍVEIS LOGO APÓS O PROGRAMA! A TRANSMISSÃO É AO VIVO TODA QUINTA-FEIRA ÀS 12 HORAS.

 

ENQUANTO ISSO, ASSISTA O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA ESCOLHENDO O LINK:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155678589537751/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=m2FJ-2NHl1Y

 

CLIQUE ABAIXO e Curta Agora Também a Nossa Página do Facebook!

https://www.facebook.com/RadiologiaOdontologicaAbreuOficial/

https://www.facebook.com/naotatudobem/

https://www.facebook.com/paulaabreusorriso/

 

CLIQUE DEPOIS ABAIXO e Siga também o Nosso Instagram:

https://www.instagram.com/radiologiaodontologicaabreu/

https://www.instagram.com/paulaabreu_sorriso

https://www.instagram.com/naotatudobem_com_paula_abreu

 

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCds5nuRlBP66i39sqoeVpMA

https://www.youtube.com/channel/UCm2hCFKsajYKme9BCZVoQuQ

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem, #paulaabreu_sorriso,  #naotatudobem, #diadascrianças, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #25deoutubro, #halloweeen, #finados, #eleições2018

Por favor Avalie Isto.

646total visits,2visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

3 Comentários Para “Halloween, Eleições 2018 e Dia de Finados – Sorrir, Acompanhar e Rezar!”

Você pode deixar a resposta ou voltar para este post.

  1. Clovis Ribeiro - 31 de outubro de 2018 at 22:34 Responda

    Muito bacana, parabéns muitas emoções!

  2. Clovis Ribeiro - 31 de outubro de 2018 at 22:35 Responda

    Parabéns! Muitas emoções!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.