Irresponsabilidade pode até causar tragédias como a de Brumadinho! Sem Avaliações.

PAUSA PARA REFLETIR SOBRE A TRAGÉDIA DE BRUMADINHO –

RAIO-X DA SOCIEDADE BRASILEIRA

Diante de tantos desafios já na nossa área que é Saúde, faço uma pausa para refletir sobre algo que abalou a todos nós.

Sim, somos brasileiros preocupados com o futuro de nosso pais.

Parece que foi ontem que lamentamos o desastre em Mariana e no dia 25 de janeiro de 2019, sexta-feira agora no aniversário de São Paulo, acontece novamente um desastre ecológico em Brumadinho.

Participo de várias atividades na área da Saúde, que envolvem a participação do governo e realmente vejo que a população deve se informar cada vez mais para que cobre pelo menos o mínimo de segurança e qualidade. Coisa que pelo visto não temos.

O mínimo ainda é muito pouco diante do que é preciso melhorar.

Então vamos lá.

O BRASILEIRO PRECISA DE UMA SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE E TEM DIREITO A ISSO!

Muitos de nós sabemos hoje que pela Constituição Federal de 1988 todo o cidadão brasileiro tem direito à saúde pública de graça e de qualidade. Porém, a realidade é muito diferente da que exprime a lei.

Sim: hoje sabemos porque nos interessamos pelo assunto e porque tivemos nos últimos anos uma verdadeira revolução em relação à informação.

Ficamos informados instantaneamente sobre um problema que acontece do outro lado do mundo. E como seres humanos, nossa natureza é nos importar com o sofrimento alheio.

Porém, vemos que esse SE IMPORTAR muitas vezes dá lugar à atitudes que prezam soemnte pela ambição e ganhos financeiros, exemplos de políticos que se utilizam do dinheiro público e poder de decisão delegado a eles para benefício próprio não faltam.

Temos que obras de manutenção preventivas e corretivas são necessárias. E devem ser feitas tanto por parte das empresas públicas e privadas, bem como sua fiscalização por parte do governo deve ser correta e periódica, para que todos sigam as leis e normas de segurança.

E infelizmente (como no caso de mineradoras) são negligenciadas.

Basta observar também a situação precária da saúde pública no país, totalmente em desproporção a verba anual destinada a esse setor. São mais de 150 milhões de reais anuais que pelo visto não estão sendo muito bem administrados. Ou não tínhamos tantos problemas.

Temos leis excelentes, mas que não são cumpridas e que não têm punição para quem infringe.

POR QUE VEMOS O GOVERNO FAZER TÃO POUCO PELA POPULAÇÃO

Isso eu me pergunto todos os dias: Por que pagamos tantos impostos e temos tão pouco vindo do governo?

Eu vejo em meu ciclo de convivência tantas pessoas que acreditam no trabalho correto, na garra do dia-a-dia, na esperança de um país melhor…

E ao mesmo tempo vemos tanto próximo à nós (em São Paulo capital) e em locais mais afastados (como as aldeias indígenas no Mato Grosso do Sul), uma Saúde Pública deficitária e omissa. Os representantes têm o poder de decisão de melhora e não o fazem ou fazem de forma ineficiente. Por que?

Vejo, particularmente na Odontologia, falta de acesso à informação para a população de atitudes simples de prevenção, bem como falta de profissionais e de infraestrutura adequada em UBS.

E em relação à parte médica, os problemas se ampliam: falta de medicamentos, falta de avaliação odontológica na avaliação médica, demora no atendimento, mau atendimento e falta de manutenção. Tudo isso é comum de se ouvir pela população.

E isso pode mudar quando a população começar a participar mais, se informar e cobrar de seus representantes.

SE FOMOS OMISSOS ATÉ AGORA, HÁ TEMPO DE MUDAR

Toda vez que algo muito grande ou trágico acontece – como em Brumadinho -percebemos que isso não foi de uma hora pra outra.

Uma tragédia dá sinais, vários sinais antes de acontecer. Geralmente é uma sequência de acontecimentos e atitudes de omissão. Só que os envolvidos os ignoram ou não prestam a devida atenção.

Atitudes omissas de não realizar o melhor do trabalho, acordos políticos para que as regras sejam amenizadas e muito dinheiro público envolvido geram o que chamamos de “mecanismo” da “vista grossa” e impunidade. E assim, mais uma tragédia acontece, algo que poderia muito bem ter sido evitada.

Onde o dinheiro comanda, a responsabilidade se estingue.

E isso deve mudar.

Se formos esperar somente as autoridades terem responsabilidade, isso jamais vai melhorar.

Temos como dever de cidadãos e pagadores de impostos, que olhar para essa tragédia e pensar: o que podemos fazer juntos para mudar esse descaso conosco?

Por que pequenas empresas têm inúmeras regras e taxas a pagar e as grandes passam por cima delas?

Elas são melhores do que as pequenas, que lutaram na crise pra ficar de pé e manter mais de 50% dos empregos do país?

AS PESSOAS ACHAM QUE É DIFÍCIL MUDAR A SITUAÇÃO DA SAÚDE DO BRASIL, MAS SE HOUVER UNIÃO CONSEGUIREMOS

Temos uma realidade que foi se formando ao longo dos últimos governos.

Não podemos negar que a situação não é das melhores no Brasil: para quem tem mais idade realmente não é fácil olhar e ver um futuro promissor para a população.

E não culpo essas pessoas por pensarem assim: o Brasil parece que está parado…

E me pego muitas vezes dizendo: “Será que os governantes não se importam, não pensam em nada além de dinheiro?”

E é nessas horas que temos que juntar nossas forças e pensar em como podemos fazer a nossa parte.

E o primeiro passo é acreditar que Vale a Pena fazer as coisas certas.

Quando isso começar a se alastrar pela mente dos brasileiros, vamos sentir que a atitudes das pessoas vão refletir em uma realidade melhor para todos.

ENTENDER QUE FAZEMOS PARTE DE UMA COMUNIDADE INTERLIGADA É FUNDAMENTAL

É muito fácil conhecermos os nossos próprios problemas e ir atrás de soluções, mas o verdadeiro aprendizado está em descobrir a nossa responsabilidade em ajudar os problemas dos outros. Ou pelo menos não criar problemas aos outros com nossas atitudes. Isso no nosso trabalho, com nossa família, na sociedade que fazemos parte.

Nós como pessoas temos que ter a ideia de que tudo o que fazemos reflete na vida das outras pessoas. TUDO.

E o que você quer que ocorra com o próximo com suas atitudes? Coisas boas ou ruins?

Podemos ter a ilusão temporária de que se alguém tem problema não atinge a nossa vida. E isso não é verdade. Somos todos interligados e a ninguém vive sozinho.

E o desastre que aconteceu em Brumadinho, como o que houve em Mariana há 3 anos, reflete na vida ao redor da área afetada e na natureza de nosso país.

Quando a natureza é destruída, toda a humanidade é prejudicada com isso.

A qualidade da água é reduzida, animais e plantações são destruídas e toda uma comunidade tem a sua vida mudada para sempre

A FALTA DE TEMPO TE DEIXOU SEM EMPATIA AO SOFRIMENTO ALHEIO? MUDE ISSO!

Vemos isso acontecer também: nossa vida é tão corrida, cheia de tarefas que muitas vezes nos tornamos somente espectadores dos fatos, sem nos envolver.

E isso acontece não somente para fatos trágicos, mas também com as pessoas próximas à nós.

Vemos que ficamos tão envolvidos com nossos problemas e rotina que nos esquecemos de olhar para o lado. E isso pode ser considerado comum, mas NUNCA NORMAL.

O tempo escasso faz com que perdamos a capacidade de conviver com os problemas das outras pessoas. E isso precisa melhorar.

Quando menos se espera, a nossa vida que parecia tão segura já não é mais, pois a falta de educação, saúde e segurança que não me afeta começa a chegar bem perto.

Esses itens, apesar de acharmos que podemos pagar particular e estar imunes a eles, começam a fazer parte das pessoas do nosso convívio e causar sofrimento a elas.

A falta de educação causa falta de capacidade de cuidar da própria saúde, falta de opção para as pessoas buscarem trabalho e consequentemente podemos vivenciar um aumento da violência. Algo que atinge a todos nós.

A falta de fiscalização por parte do governo nas atitudes das empresas para garantir a segurança de todos os envolvidos no trabalho pode prejudicar a saúde e até causar tragédias como as que vimos.

TEMOS SIM A RESPONSABILIDADE DA MUDANÇA EM NOSSAS MÃOS

Não podemos mais fechar os olhos para a Nossa Responsabilidade em mudar as coisas. E parece que é algo distante, lá em Brasília a nível presidencial.

E eu digo que podemos começar nos nossos bairros, nas nossas cidades, nas prefeituras regionais, mandando mensagens para vereadores eleitos e deputados estaduais.

Merecemos ser ouvidos, pois muita coisa em nossa cidade #naotatudobem

E tragédias como a de Brumadinho somente nos mostram que a negligência pública e omissão de informação para a população pode até matar.

Ficamos com certeza sensibilizados com o que aconteceu

NÃO BASTA SABER; TEM QUE FAZER A NOSSA PARTE

Repetindo um trecho do texto da semana passada, vou colocar algo que remete à nossa área de atuação: “Quando o dentista solicita um exame para o paciente, ele precisa que o mesmo seja realizado de acordo com a técnica adequada para que o seu planejamento seja o melhor possível.”

Dessa maneira, a qualidade do exame depende tanto da competência do profissional que esteja realizando na radiologia quanto da colaboração do paciente em seguir as orientações de posicionamento. Além disso, o laudo do radiologista é essencial para ajudá-lo no diagnóstico. E temos órgãos fiscalizadores que acompanham se o nosso trabalho está sendo bem feito.

Ou seja: para que um exame seja classificado como de boa qualidade, é 50% de responsabilidade do paciente e 50% de responsabilidade do executor. E devemos satisfação aos órgãos públicos para manter nosso padrão de segurança.

Porém, sabemos que os órgãos muitas vezes não são eficientes ou permitem que locais fora do padrão trabalhem, o que é prejudicial para a profissão em si. E isso também tem que mudar: nós temos a consciência. E os outros? Será que mesmo sem acompanhamento fazem a sua parte:

E eu pergunto: Por que seria diferente com os demais setores da sociedade da Saúde Pública e Políticas Públicas que interferem na nossa vida?

Tanto o governo deve fazer a sua parte como a população em monitorar e cuidar para que os serviços feitos sejam feitos com qualidade e com segurança. Temos o dever de agir de modo que o resultado seja bom para todos os envolvidos.

De que adianta ser bom somente para nós, se alguns sofrem com a realidade causada por nossa atitude ou falta dela?

RECEBEMOS MUITOS ELOGIOS, E NOS PREOCUPAMOS COM O NOSSO BRASIL FAZENDO A NOSSA PARTE COMO EMPRESA E COMO PESSOAS

Aqui na Radiologia Abreu ficamos felizes de na grande maioria das vezes recebermos muitos elogios. E não somente pela parte técnica, mas pela parte humana.

E nossa equipe é muito bem treinada para lidar com situações adversas, tentando sanar todas as dúvidas dos pacientes. E principalmente é orientada a ajudar quando há algum desafio do paciente que possamos sanar.

Muitas das pessoas têm medos, dificuldades que com uma simples orientação, ajuda e atenção conseguimos contornar.

Nossos equipamentos também passam por revisões anuais periódicas e têm todos os laudos que atestam a sua eficiência e qualidade.

Temos aparelhos extremamente calibrados, fazemos leitura radiométricas periódicas para verificar a qualidade da radiação e direcionamento dos feixes. E para reforçar mais ainda, o paciente usa o colete de chumbo protetor.

Lembrando que o colete de chumbo usado para realizar a radiografia panorâmica não tem protetor de tireoide pelo fato deste dispositivo prejudicar a qualidade final da imagem.

Estar de acordo com as normas de segurança é bom para toda a equipe e para os pacientes que são atendidos.

Acreditamos SEMPRE que o segredo é SE IMPORTAR COM O OUTRO.

SE VOCÊ TEM EXAME ODONTOLÓGICO PARA FAZER E AINDA NÃO FEZ, VÁ AGORA MESMO!

E portanto, falando diretamente com você paciente, vamos fazer a nossa parte como cidadãos e como pacientes de dentista.

Caso você não se lembre de qual foi a última vez que você foi ao dentista…

Não pense mais: tome o primeiro passo e faça sua visita!

Você que foi e está com o pedido de exame para fazer, faça o quanto antes!

VISITE REGULAMENTE O SEU DENTISTA E FAÇA OS EXAMES QUE ELE SOLICITAR CONOSCO!

Vamos sempre repetir: A Saúde começa pela boca!

E portanto, antes de você ter qualquer problema, cuide bem de sua saúde bucal.

O texto que relatei é alertar os pacientes sobre a importância de fazermos uma reflexão do quanto é importante nos importarmos com os outros tendo boas atitudes e seguindo regras de segurança.

Aqui tomamos todo o cuidado do mundo e esperamos que você faça também no seu ambiente de trabalho.

E como paciente, visite o Seu Dentista de Confiança a cada 6 meses ou a cada ano. E se fizer muito tempo que você não vai, ligue agora mesmo para ele!

E caso ele solicite exames odontológicos, faça conosco!

Fazemos tudo com muita qualidade, bom atendimento e simpatia!

Só clicar no link a seguir www.radiologiaabreu.com.br para agendar. Você pode falar conosco agora mesmo pelo Whatsapp! Ou se preferir ligar, temos 4 linhas à disposição.

Os dentistas em sua grande maioria solicitam a radiografia panorâmica de início.

E caso haja a necessidade de um estudo mais minucioso do seu caso, os dentistas podem também solicitar outros exames (tais como Radiografias Periapicais, a Documentação Ortodôntica e a Tomografia Computadorizada). Fazemos todos eles!

Quem melhor do que nós mesmos para cuidar do Nosso Sorriso?

Até o próximo artigo!

Dra. Paula Pinheiro de Abreu, Dentista e Jornalista

E Você, gostou do artigo? Esperamos que sim!

LEIA, RELEIA E NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NOSSAS PÁGINAS NO FACEBOOK, YOUTUBE E INSTAGRAM!

 

CLIQUE ABAIXO e Curta Agora Também a Nossa Página do Facebook!

https://www.facebook.com/RadiologiaOdontologicaAbreuOficial/

https://www.facebook.com/paulaabreusorriso/

https://www.facebook.com/naotatudobem/

 

CLIQUE DEPOIS ABAIXO e Siga também o Nosso Instagram:

https://www.instagram.com/radiologiaodontologicaabreu/

https://www.instagram.com/paulaabreu_sorriso

https://www.instagram.com/naotatudobem_com_paula_abreu

 

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCds5nuRlBP66i39sqoeVpMA

https://www.youtube.com/channel/UCm2hCFKsajYKme9BCZVoQuQ

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

Site oficial: www.radiologiaabreu.com.br

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem_com_paula_abreu, #paulaabreu_sorriso,  #saúdepública, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #república, #eleições2018, #raçanegra, #naotatudobem_com_paula_abreu, #maismedicos #naotatudobem, #hinonacional , #saude , #naotatudobemmasvaificar #saudeebemestar , #joicehasselmann , #felipemourabrasil , #olavodecarvalho , #deveres , #direitos , #politicos , #políticos , #anitta , #bolsonaro , #naotatudobem_com_paula_abreu , #votoaberto , #forarenan , #presidentedobrasil2018 , #brasil , #governofederal , #corrupcao , #corrupcaonao , #unidoscontraacorrupção, #sergiomoro , #sérgiomoro, #bolsonaro2018 , #politicos , #operaçãolavajato , #politicoscorruptos , #lavajato #brumadinho, “brumadinhomg

 

Por favor Avalie Isto.

7588total visits,63visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.