Justiça seja feita: o Correto Diagnóstico e um Bom Atendimento São Fundamentais para a Cura! Sem Avaliações.

Faz um pouco mais de 1 mês que o nosso querido país, o Brasil, vive uma nova fase.

Acredito que queremos não somente a recuperação de confiança no mercado e ganhar dinheiro. Precisamos recuperar principalmente a noção do que seja CORRETO, JUSTO, O BOM PARA A MAIORIA. Queremos viver melhor, mais saudáveis e mais felizes! E como iremos evoluir como nação, se não sabemos como nos tratar bem e não exigimos que nos tratem bem; com respeito e com justiça?

Não precisamos fazer uma retrospectiva muito aprofundada para dizer o quanto os últimos 4 anos foram desafiantes para quem trabalha honestamente no Brasil. Basta ver como estamos hoje.

Tive uma conversa franca com alguns de nossa equipe essa semana; falando justamente sobre isso; que apesar de tudo, estamos tendo a oportunidade única de refletir sobre tudo o que aconteceu até agora. Estamos nos informando corretamente sobre as CAUSAS dos problemas e assim teremos muito mais força e objetividade para engatar uma recuperação do que perdemos nos últimos anos. E isso se aplica à nossa Saúde!

O BRASILEIRO PRECISA DE SAÚDE PARA TER QUALIDADE DE VIDA

Sem Saúde não conseguimos fazer nada, como dizem os mais velhos.

E falando nisso, sempre bato nessa tecla: a Constituição Federal de 1988 garante (pelo menos no papel) que todo o cidadão brasileiro tem direito à saúde pública de graça e de qualidade.

Diante de várias pesquisas feitas, vemos que a SÁUDE é a maior preocupação dos brasileiros. Quem faz uso do SUS sabe o que falo; muita coisa tem a melhorar.

E eu como usuária SUS (paciente) e profissional da saúde procuro sempre ver ambos os lados, para que cada um seja avaliado para achar soluções de melhora.

E o engraçado é que com tanto acesso à informação, vejo que uma das partes mais importantes da medicina/ áreas de saúde é negligenciada: a do DIAGNÓSTICO

Vemos que os médicos têm nas mãos as maiores tecnologias à disposição, exames ultra-modernos…

Mas quantas vezes como pacientes nos sentimos desamparados frente à falta de atenção, alguns profissionais que “mal olham na nossa cara”, como ouvimos tantos dizer… E pior: quantas vezes fazemos tratamentos errados pelo fato do médico não colher todas as informações pertinentes para fazer um correto diagnóstico?

Antes de qualquer exame ou suspeita, os médicos de antigamente conseguiam diagnosticar muitas doenças inicialmente CONVERSANDO com o paciente. Além de dados valiosos para o profissional, o SE IMPORTAR traz um alento a quem está com alguma dor ou incômodo e não sabe o que tem.

O medo de ficar doente e da possibilidade de morrer assunta profundamente qualquer pessoa. E a única coisa que queremos em um momento desses é ver que alguém se importa com a gente.

Já falei em outros textos o quanto é importante para o médico pelo menos indicar um dentista, caso note que o paciente tem algum problema bucal. Muitos pacientes são tratados com médicos, e na verdade a causa da sua dor (principalmente em região de face) pode ser odontológica.

O contrário também deve acontecer: quando um dentista nota que o paciente tem algum problema de saúde, ele Indica imediatamente a pessoa para um profissional que possa resolver o caso que foge à sua área de atuação.

E somado a tudo isso, o paciente tem que ter a consciência de que não basta ele saber que tem o problema: ele tem que ir atrás de profissionais, se informar para saber a verdadeira causa de seu problema e fazer corretamente o tratamento e orientação dos profissionais.

E no mundo ideal, cada paciente deve ter a consciência de que melhor do que fazer um tratamento, é prevenir para que o problema não aconteça.

POR QUE VEMOS TÃO POUCA IMPORTÂNCIA DADA AO DIAGNÓSTICO?

Isso eu me pergunto sempre, todos os dias do meu trabalho: Por que a parte mais importante de uma consulta: o DIAGNÓSTICO, é tão negligenciada? E porque os pacientes não dão Valor ao Diagnóstico?

A minha rotina é mostrar para os dentistas por meio de nossos exames as possíveis causas dos problemas dos pacientes. Eles tendo bons exames em mãos, podem avaliar o caso e fazer o melhor plano de tratamento possível para aquele paciente.

Eu acredito que a melhor forma de mostrarmos o nosso melhor pro mundo é fazer um trabalho correto e que tenha resultado. Afinal, de que adianta fazer um monte de exame e não descobrir o que você tem? Sem saber a verdadeira causa, não conseguiremos resolver em definitivo nenhum problema.

Um diagnóstico incorreto, além de não resolver o problema, pode até mesmo agravá-lo.

Tive uma experiência passando em consulta médica, no qual tive que passar por 3 profissionais para que um deles pudesse me dar a possível razão de meu problema. Um deles mal olhou para a minha cara mesmo, o outro acabou de se formar e não se atentou a detalhes que o terceiro conhece e que provavelmente é a causa do meu problema.

Vejo o quanto na Odontologia também seja importante ter um conhecimento sobre o estado geral do paciente para se chegar ao diagnóstico. E isso não pode ser feito em 5 minutos e sem olhar para a cara do paciente.

E para isso melhorar, na minha opinião, tanto os pacientes precisam ficar mais informados quanto os profissionais de saúde devem ter a noção de que não é possível fazer um diagnóstico sem bons exames e sem perguntas para o paciente. E que o profissional realmente se importe com as respostas do mesmo.

Temos orgulho de saber que os dentistas que encaminham pacientes para nós se preocupam de verdade com o DIAGNÓSTICO. Além de nós fazermos a nossa parte, eles pedem exames que vão complementar os dados clínicos que colhem no momento da consulta.

A consulta odontológica deve ser VALORIZADA, pois o profissional que faz uma Consulta minuciosa e cuidadosa, com certeza que oferecer o melhor para seu paciente.

E COMO MUDAR ISSO?

Como dizem por aí: até com coisa ruim a gente se acostuma.

E falo que o Brasil do jeito que está; nós tendo que nos conformar com uma economia medíocre, com gente desonesta ganhando dinheiro, com falta de segurança ao extremo…

A gente ser mal tratado pelas pessoas próximas e por profissionais de saúde talvez seja classificado como Normal.

Eu digo: para alguns pode ser comum, mas não pode ser considerado NORMAL.

Precisamos parar de nos acostumar a nos sentir mal com o tratamento de outra pessoa. E falo isso desde a fala como do resultado que essa pessoa nos traz.

Assim como no Brasil, ficamos somente assistindo as coisas piorarem e fomos omissos.

Está na hora de mudar nossa atitude para que a realidade mude também conosco.

Não podemos mais nos conformar com trabalhos mal feitos, em sermos mal tratados (tanto no sentido pessoal quanto como paciente) e não podemos mais ficar quietos quando tivermos resultados ruins.

Se não nos manifestarmos e não exigirmos o que merecemos, corremos o risco de não apenas não melhorar a situação, como até mesmo podemos contribuir para que esse “mecanismo” se mantenha e até piore.

Não podemos mais nos conformar com maus resultados para nós; com falta de profissionalismo e ética do outro lado.

O acesso à informação para a população de seu estado de saúde é primordial para ter o problema resolvido.

E claro que o paciente tem a obrigação de cuidar diariamente de sua saúde em casa: com as coisas mais simples: uma boa alimentação, hidratação, exercícios físicos, bem como tendo atitudes simples de prevenção bucal (escovação e fio dental 3 vezes ao dia).

Não adianta querer que o profissional de saúde te salve se você nem ao menos se alimenta direito. Tem coisa que só nós podemos fazer pela nossa saúde. Portanto: faça a sua parte e dessa maneira você poderá exigir do outro que faça o melhor por você.

E outra coisa que acho importante é sabermos no momento em que não estivermos satisfeitos, sabermos para quem falar ou reclamar da situação.

Se falar diretamente com o profissional não adiantar, busque o responsável pelo local em que você buscou tratamento. A conversa é a melhor maneira de resolver.

Seja em clínica particular ou pública, procure meios de comunicar o ocorrido e exigir mudança.
Dessa maneira, outras pessoas que tenham os mesmos problemas que você não vão precisar sofrer tanto como você para buscar soluções.

E uma coisa é certa: se formos esperar somente as pessoas tomarem consciência para terem responsabilidade, isso pode jamais acontecer. Devemos expor com argumentos e exigir o que merecemos.

PACIENTE: MUDAR A SITUAÇÃO DA SAÚDE DO BRASIL DEPENDE DE CADA UM

Temos uma realidade que foi se formando ao longo dos últimos governos.

E infelizmente é nítido que a maioria das coisas não está funcionando do jeito que está. Ou teríamos no caso, uma saúde melhor para os brasileiros

Não podemos negar que a situação não é das melhores no Brasil; na verdade é bem grave quando se fala de saúde pública.

Nós sempre recebemos na Radiologia pessoas de mais idade e diante de tantas coisas que eles já viram e vivenciaram realmente não é fácil olhar e ver um futuro promissor para a população.

Porém notamos que algumas coisas têm mudado. E isso apenas está começando.

E não podemos culpar essas pessoas por pensarem assim: o Brasil parecia que estava andando para trás…

E ao invés de pensar em como deixamos as coisas chegarem o ponto que estão, que tal focarmos na melhora?

E assim podemos analisar o presente para que possamos nos unir e pensar em como podemos fazer a nossa parte.

E o primeiro passo é acreditar que Vale a Pena exigir como gostaríamos de ser tratados. Não precisamos brigar ou ofender para exigir o que queremos; basta ter bons argumentos e falar com as pessoas corretas.

Quando isso começar a se alastrar pela mente dos brasileiros, vamos sentir que a atitudes das pessoas vão mudar em relação à nós e vamos vivenciar uma realidade melhor para todos.

As pessoas não sabem o quanto mal fazem para outras com suas atitudes. E precisam descobrir o quanto melhorar suas atitudes melhora para todos em volta.

SOMOS TODOS PARTE DE UMA GRANDE COMUNIDADE

Repito aqui um trecho do último texto: “É muito fácil conhecermos os nossos próprios problemas e ir atrás de soluções, mas o verdadeiro aprendizado está em descobrir a nossa responsabilidade em ajudar os problemas dos outros. Ou pelo menos não criar problemas aos outros com nossas atitudes. Isso no nosso trabalho, com nossa família, na sociedade que fazemos parte.”

Eu como pessoa, eu alterno meus papéis tanto como profissional de saúde como paciente. E é fundamental para um profissional de saúde enxergar como o paciente gostaria de ser tratado. Isso porque TODO MUNDO UM DIA SE TORNA PACIENTE.

E muitas vezes colhemos informações valiosas somente de dar atenção ao paciente; o que contribui muito para o correto diagnóstico.

Algo que sempre repito: não podemos ter a ilusão de que se alguém tem algum problema isso não atinge a nossa vida. Isso não é verdade. Somos todos interligados e a ninguém vive sozinho. Tudo o que acontece comigo reflete no outro e vice-versa. E que tal ajudarmos o outro com seus problemas?

A FALTA DE TEMPO NÃO TE FEZ VER ISSO? POIS AGORA ACORDE!

A sua, a minha, a nossa vida é corrida.

Isso é uma verdade para todos que vivem no mundo de hoje. ,

Mas jamais podemos deixar as nossas múltiplas tarefas nos fazer nos conformar com o que não gostamos. Não podemos ser meros espectadores.

E isso acontece principalmente com as pessoas próximas à nós, em especial as          que cuidam de nossa saúde.

Nunca devemos achar normal sermos tratados com injustiça e falta de respeito.

Vemos que ficamos tão envolvidos com nossos problemas e rotina que nos esquecemos de olhar para o lado, e essa injustiça e falta de respeito às vezes é praticada por nós em outras situações.

Um ciclo vicioso que não sabemos onde começou, mas sabemos como está hoje.

E isso pode ser considerado comum na sociedade como um todo (pelo fato de a maioria agir desse jeito), mas não é. Não podemos achar NORMAL coisas ruins. Isso tem que mudar!

É NOSSA RESPONSABILIDADE NOS TRATAR BEM E EXIGIR SER TRATADO BEM

Temos que abrir bem os olhos e ver que é sim Nossa Responsabilidade a de nos tratar bem (cuidando de nossa saúde) bem como exigir que quem tem conhecimento sobre a nossa saúde nos trate bem!

Cuidar da sua saúde significa prestar atenção às coisas simples, as mais simples mesmo. Não precisamos de uma super fórmula para ficarmos fortes; temos que cuidar da saúde um pouco todo dia. A Saúde física, mental, espiritual e até a social.

E com relação ao profissional de saúde, os pacientes merecem ser ouvidos por completo.

Tudo é importante e um detalhe pode ser a diferença de um tratamento ineficaz e um que resolve logo o problema.

Isso porque um diagnóstico correto vai atacar a CAUSA e não um sintoma do problema.

É… muita coisa #naotatudobem e cabe a nós mudar isso!

O DIAGNÓSTICO É FUNDAMENTAL PARA A SOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA!

Medicine doctor hand working with modern computer interface as medical concept

A nossa área da Radiologia Odontológica Abreu é justamente o DIAGNÓSTICO e ela é considerada a mais importante.

Sabendo a CAUSA DO PROBLEMA, o profissional da saúde pode direcionar seus esforços para ele e traçar o plano de tratamento ideal para o caso.

Fazer exames de qualidade é fundamental e bem como ter os dados clínicos e relatos do paciente para se chegar a um diagnóstico preciso.

Vemos que a qualidade do exame depende tanto da competência do profissional que esteja realizando na radiologia quanto da colaboração do paciente em seguir as orientações de posicionamento. Quando o profissional explicar corretamente o que o paciente deve fazer para ajudar na execução do exame e o paciente entende e o faz, a chance do exame ser de qualidade é muito maior!

O dentista, além de receber boas imagens, pode analisar com cuidado o laudo do radiologista. O laudo é a visão de outro profissional especializado em ver imagens e ele é essencial para ajudá-lo no diagnóstico.

E o paciente juntamente com o dentista podem discutir o caso e conversar sobre os possíveis tratamentos a serem realizados. E tendo em mãos informações e exames de qualidade fica muito mais fácil.

RECEBER ELOGIOS É SINAL DE QUE OS CLIENTES PERCEBEM QUE NOS IMPORTAMOS COM ELES!

Sempre bom lembrar: Aqui na Radiologia Abreu ficamos muito felizes de receber elogios. E não somente pela parte técnica, mas pela parte humana.

E nossa equipe é muito bem orientada e muito bem treinada para lidar com situações adversas, tentando sanar todas as dúvidas dos pacientes. E principalmente é orientada a ajudar quando há algum desafio do paciente que possamos sanar.

Muitas das pessoas têm medos, dificuldades e desafios. E com uma simples orientação, ajuda e atenção conseguimos contornar a situação e realizar tranquilamente o exame.

Nossos equipamentos também passam por revisões periódicas e têm todos os laudos que atestam a sua eficiência e qualidade. A proteção por causa da radiação é levada a sério e o colete de chumbo é sempre utilizado.

Gostamos sempre de frisar que o colete de chumbo usado para realizar a radiografia panorâmica não tem protetor de tireoide pelo fato deste dispositivo prejudicar a qualidade final da imagem. A técnica preconizada é sem esse protetor, até porque a radiação emitida é mínima e o custo-benefício da imagem é incomparavelmente maior que o risco.

Estar de acordo com as normas de segurança é obrigação de qualquer profissional de saúde.

E acreditamos SEMPRE que o maior segredo para o paciente ficar satisfeito é SE IMPORTAR COM O OUTRO.

SE VOCÊ TEM EXAME ODONTOLÓGICO PARA FAZER E AINDA NÃO FEZ, VÁ AGORA MESMO!

E paciente, vamos fazer a nossa parte como pacientes.

Caso você não se lembre de qual foi a última vez que você foi ao dentista…

Não pense mais: tome o primeiro passo e faça sua visita!

Você que foi e está com o pedido de exame para fazer, faça o quanto antes!

Faça e leve o quanto antes. E converse com o seu dentista sobre a sua saúde geral também, pois isso pode ter relevância para o resultado do seu tratamento odontológico.

VISITE REGULAMENTE O SEU DENTISTA E FAÇA OS EXAMES QUE ELE SOLICITAR CONOSCO!

Repetimos toda semana: A Saúde começa pela boca!

E portanto, antes de você ter qualquer problema, cuide bem de sua saúde bucal. E cuide também da saúde do seu corpo. E exija que você seja bem tratado pelo profissional de saúde que o atender.

O texto que relatei é alertar os pacientes sobre a importância de refletirmos sobre como podemos obter melhores diagnósticos e resultados fazendo a nossa parte em cuidar de nossa saúde e em alertar os profissionais de saúde que MERECEMOS SER BEM TRADADOS!

E como paciente, visite o Seu Dentista a cada 6 meses ou a cada ano. E se fizer muito tempo que você não vai, ligue agora mesmo para ele!

E se ele solicitar exames odontológicos, faça conosco!

Fazemos tudo com muita qualidade, bom atendimento e simpatia!

Só clicar no link a seguir www.radiologiaabreu.com.br para agendar. Você pode falar conosco agora mesmo pelo Whatsapp! Ou se preferir ligar, temos 4 linhas à disposição.

O exame mais solicitado pelos dentistas é a radiografia panorâmica, pois ela fornece uma visão geral sobre como seus dentes e estruturas adjacentes estão naquele momento.

E existem casos que necessitam de um estudo mais minucioso. Assim, os dentistas podem também solicitar outros exames (tais como Radiografias Periapicais, a Documentação Ortodôntica e a Tomografia Computadorizada). E fique tranquilo: fazemos todos eles!

Quem melhor do que nós mesmos para cuidar do Nosso Sorriso e de nossa Saúde?

Até o próximo artigo!

Dra. Paula Pinheiro de Abreu, Dentista e Jornalista

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Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

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