Não foi Só a Sua Saúde que foi afetada pelas Eleições. Seus Dentes também! Sem Avaliações.

CLIQUE 2 VEZES NA TELA DO CELULAR PARA LER MELHOR!

LEIA TODO O ARTIGO E DEPOIS CLIQUE NOS LINKS PARA VER O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA E O LINK DO PROGRAMA DESSA SEMANA!

O  PROGRAMA “RAIO-X DO SORRISO” É TODA QUINTA-FEIRA AO MEIO DIA E ASSIM QUE TERMINA, DISPONIBILIZAMOS O LINK! 

PARTICIPE COM A GENTE! 

EU E CLÓVIS RIBEIRO NA RÁDIO CIDADÃ 87.5 FM

FACEBOOK PARTE 1:  https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155706683032751/

FACEBOOK PARTE 2: https://www.facebook.com/paula.p.deabreu/videos/10155706814852751/

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=u3Jo6tHFDzI

 

E vamos falar essa semana sobre o Pós-Eleição. E como isso afetou a Nossa Saúde do Corpo e Dentária.

Vamos falar a verdade: nunca antes na história desse país vimos tanta gente se informando sobre as eleições… e brigando como nunca!

Claro que no começo parecia brincadeira, mas aos poucos, os mais fanáticos se revelaram tão intolerantes à opiniões divergentes que se tornaram inimigos mortais de amigos e parentes. Algo inimaginável!

E depois de tudo isso, o resultado veio a ter como consequência o alívio de uns, e a revolta de outros.

E eu friso aqui: independentemente da minha opinião, eu acho que o país está bem ruim em diversos setores e que precisamos de pessoas competentes para começar a colocar as coisas nos eixos.

Sim: a Corrupção em Todos os Setores contribuiu muito para tudo isso e devemos lutar contra ela o tempo todo. A começar por nós: vamos fazer o possível para fazer as coisas corretas, para sermos exemplo e podermos exigir dos representantes postura parecida.

Pois bem… E quais os sentimentos que mais vimos durante e após as eleições? Raiva, Angústia, Medo, Insegurança, Apatia… E nos últimos meses fizeram parte da rotina da maioria dos brasileiros. E não é pra menos: Nosso País precisa urgente de líderes competentes!

Vimos outro país passar por isso, os EUA durante as eleições de 2016. E a exemplo de lá, talvez a melhor saída seja cobrar do governo eleito para que tudo melhore. Nunca se sabe!

Mas isso é natural, já que nos últimos tempos, com a informação na palma da nossa mão, cada um tem uma televisão portátil e a liberdade de buscar o que quiser. E a sensação de PODER é incrível e tamanha que nos faz sentir parte das decisões.

Porém deu pra perceber que muitas pessoas que estavam passando por dificuldade financeira e emocional ficam mais estressadas em momentos como esse por não terem estrutura básica para lidar com tudo junto. Assim, se sentiram sobrecarregadas e bem irritadas. E quantas relataram que tiveram dificuldades par dormir ou relaxar…

E o relacionamento com outras pessoas também teve uma mudança, tendo doses menores de tolerância.

Apesar de sabermos que não somos nós que decidimos Nada na Política, é nítida a interferência desse assunto na nossa vida atual. Estamos expostos a cada segundo a notícias, às Fake News e ;insultos de conhecidos e anônimos. E tudo isso abala o psicológico. Quando se lê uma notícia ruim ou uma opinião contrária ou ofensiva, os níveis de estresse vão nas alturas! Não é mesmo?

E até postei uma frase durante as eleições, em que Perdemos Muito com essa Eleições. Isso porque muitas pessoas expuseram o que havia de ruim nelas: intolerância, falta de senso, falta de empatia e agressões por palavras e ações. Vimos o pior um do outro e quem conseguiu manter o dilálogo mesmo recebendo xingamentos, pode ter passado por esse período mais inteiro.

Houve uma pesquisa do Datafolha, que perguntou aos eleitores: “Quando pensa no Brasil de hoje, você sente…” E foi incrível constatar que 88% dos participantes se sentem inseguros, 79% tristes, 78% desanimados, 68% com raiva, 62% com medo do futuro e 59% com mais medo que esperança.

Eu mesma fiquei muito chateada, pois amizades de décadas ficaram abaladas. Sou muito firme nos meus valores, não defendo pessoas mas Boas Atitudes e isso realmente foi de encontro ao pensamento de algumas pessoas. Expor nosso ponto de vista pode ser importante, mas nem sempre o outro lado é capaz de entender, e muito menos respeitar.

O que eu pude tirar de lição de tudo isso é que há verdades relativas, que geralmente são individuais. E há verdades coletivas, senso comum, aquelas coisas que por unanimidade são certas ou erradas de fazer: tipo assaltar ou tratar mal um doente.

E o que ficou claro é que a maioria das pessoas entende que a Corrupção é a maior causadora da crise atual. Se sobrar dinheiro e houver uma boa gestão, podemos sim nos tornar um país mais justo e com os 3 pilares mais fortalecidos: SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA. Não há como viver em Paz sem esses 3 itens equilibrados.

E claro! Todo mundo comentou dessa polarização, que na minha opinião é saudável. Seria estranho se todos pensassem igual. Porém, tive uma longa conversa com um amigo meu há um tempo. Ele dizia que os extremos (por exemplo: extrema direita e extrema esquerda) eram os responsáveis pelo Equilíbrio das forças. E na minha opinião, eles não deixam acontecer a evolução. Pois nunca vão entender e nem respeitar o outro extremo por acreditar que a sua verdade é a verdade absoluta. Não há conversa. Portanto, a tendência daqui a um tempo seja o nosso país olhar para tudo isso e ver o quanto temos a ganhar se nos unirmos para juntos melhorarmos esse país.

E até nos Memes, muito criativos por sinal, diziam que se você não brigou com nenhum amigo, parente, colega de trabalho ou chefe por causa da eleição, que até o dia do voto ainda dava tempo! Rs. Só rindo mesmo.

E acreditem:

Muita gente sofreu a ponto de ter que procurar um Médico e até mesmo um Dentista!

Repare: quase todo mundo que você conversa, está falando sobre política! Eu mesma confesso que fico muito feliz com esse fato, não o das pessoas estarem procurando médicos ou dentistas, mas pelo fato de estarem se interessando de verdade pelo assunto. Mas preocupante é ver que está interferindo diretamente em sua saúde. E isso precisa ser observado e cuidado.

E quanta gente está comentando que a escolha dos ministros está sendo mais emocionante do que escala dos jogadores da Seleção Brasileira? Quem imaginaria um cenário em que o brasileiro se interessa mais por política do que por futebol? Incrível mesmo!

Vemos que todas as gerações estão antenadíssimas nas eleições. De jovens à idosos. A minha avozinha de 98 anos foi exercer o seu direito ao voto e está esperançosa de ver seu país melhor. Ela viveu numa época em que nem tinha luz elétrica e imaginem o que ela viu esse país passar? Ela merece ver um Brasil melhor, não? Mas minha avozinha é muito serena, alegre e aguenta firme as emoções. E ficou toda feliz com a reeleição do neto para deputado estadual, o Lucas Calil, meu primo. Que ele faça uma gestão tão boa ou melhor do que a anterior.

A geração entre os 60 e 70 anos, que viveu toda essa transição da democracia, se sentiu a vontade para expor como era a quela época e também para esclarecer algumas divergências sobre o governo militar. E historicamente falando está sendo transformador.Eu mesma conversei muito com a minha mãe sobre isso e como educadora, me esclareceu bastante coisa sobre a área dela e a vida como era na época.

Agora os jovens e universitários foram os que mais se envolveram com o assunto, ao meu ver. Lógico: são os que mais ficam nas redes sociais, muitos ainda em idade de estudo e grande parte não trabalha. Fora os grupos de Whatsapp, que tornaram a disseminação de notícias quase que instantânea e 24 horas por dia! E assim, muita informação certa ou errada causava discórdia, discussões de ódio e claro: as Fake News.

O medo por exemplo das ditas “minorias”.

Dizem estar se sentindo ameaçados, é comum, mas não me parece condizente com a realidade. O preconceito infelizmente existe dentro de TODOS os indivíduos, mas o que deve prevalecer é o respeito e a confiança nas leis.

Porém, segundo minha observação e alguns estudos, os eleitores de meia idade (25 a 30 anos) são os que mais se mostram preocupados.

Estão no início da idade produtiva e estão querendo se firmar no mercado. Até os próximos aos 55 anos também se mostram muito apreensivos, pois estão perto da faixa de idade em que podem se aposentar.

E o que essas pessoas todas sentem? E isso não é FAKE NEWS!

De sintomas físicos, emocionais e comportamentais?

Quem não está sentindo dor na vista levante a mão, mas eu não serei uma delas.

Mas também, agora que descobri essa nova paixão – o JORNALISMO – estou devorando notícias e observando meus ídolos para poder me espelhar e ser uma boa profissional.

Dores de cabeça, alterações na digestão, cansaço o tempo todo, aquela sensação de angústia e nervosismo, falta ou excesso de sono, enfim… a lista é enorme!

E além de consultas médicas de rotina, estão recorrendo à terapias alternativas: como meditação e terapias. Infelizmente a alopatia ainda é muito utilizada e vão desde simples analgésicos até anti-depressivos.

Eu confesso que passei muito nervoso nesse período, até porque tenho que atualizar constantemente a página do #naotatudobem…

O Meu Segredo?

  1. Boa alimentação – adoro comida orgânica e a Tina faz uma comidinha deliciosa lá em casa

  2. Boa hidratação – tomo água o tempo todo e aquela com OZÔNIO. Em uma outra oportunidade, vou falar sobre ela em um programa

  3. Vitaminas – sempre tive a vitamina D baixa e com complementação com vitaminas estou super equilibrada

  4. Dar risada dos próprios erros – parece estranho, mas comece a rir de suas falhas, desabafar com pessoas de confiança (obrigada apor me aguentar Robert e meu marido) e depois você com certeza vai achar uma solução.

  5. Brincar com crianças e bichinhos de estimação – não tem como ficar mal humorado com esses anjinhos por perto.

Claro que não são somente as eleições que causam tanto estresse.

Quem mora em cidade grande naturalmente se sente receoso com a falta de segurança.

Eu mesma, como falei aqui, fui alvo de roubo (quebraram o vidro do meu carro e levaram meu celular) e até desisti de um curso à noite com medo de sair à noite. Gera em nós uma fobia, muito medo disso acontecer de novo e ansiedade.

E se a pessoa não tem uma estrutura suficiente, pode até desenvolver a depressão e até tentar o suicídio, dependendo da situação de violência.

O inimigo que ficamos com vontade de derrotar às vezes está dentro de nós mesmos. Aliás, na minha opinião, o maior inimigo que temos que enfrentar é o MAL DENTRO DE NÓS MESMOS.

Esse sim deve ser combatido e essa batalha é individual.

É hora de exorcizar o mal, como fizemos no Halloween .

Vamos espantar as BRUXAS pra lá! Rs

E por falar em BRUXA, você já ouviu falar em Bruxismo, não é?

Não é se transformar em bruxa! É uma parafunção, um movimento involuntário da mandíbula que causa danos aos dentes e à ATM.

E normalmente esse movimento está associado ao estresse.

O que eu vejo também é que no meu caso, tenho apertado mais os dentes. Sim, famoso bruxismo. Existe o bruxismo lateral e o vertical (apertamento).

E há relatos de dores de cabeça associadas á essa disfunção.

Acredito que muitas pessoas nem sabiam que a dor de cabeça poderia ser originada de apertamento e ranger dos dentes, não é? E esses movimentos involuntários dos dentes podem inclusive causar desgastes e fraturas dentária, dependendo da força do movimento. Portanto, fiquem atentos à qualquer desconforto ou dor.

E para garantir que não está havendo prejuízo sério também para seus dentes, vale muito a pena se consultar com um dentista e fazer os exames que ele solicitar em um local de qualidade e bom atendimento.

Nossa Radiologia – a Radiologia Odontológica Abreu presa muito por isso, além de esbanjar simpatia. Olha o Jabá gente! Rs

Mas nada como procurar o profissional correto para resolver nossos problemas dos dentes e bruxismo: o DENTISTA!

E pra terminar… eu convido a todos a entrar em contato com essas pessoas que você se indispôs durante o tempo de eleições, para tentar reatar o diálogo.

Claro, fica um resquício, mas temos que fazer um esforço. Afinal, muitas qualidades fizeram você gostar dessas pessoas antes dessa loucura toda de eleição, não é?

Devemos reestabelecer a convivência, procurar desenvolver a empatia pelo sentimento do outro e procurar saídas para superar o que passou. Sabemos que em momentos de emoção forte, dizemos coisas que não são verdade, são da boca para fora. Mas como dizem: as palavras depois de lançadas não têm volta.

E devemos nos atentar quanto ao agravamento ou surgimento de doenças relacionadas ao estresse; tais como pressão alta, diabetes, depressão e obesidade, que podem comprometer negativamente a saúde da pessoa.

E conforme falei, o cuidado conosco deve ser diário.

Todos os médicos recomendam a mesma coisa: alimentação saudável, qualidade do sono, buscar ter relacionamentos saudáveis com as pessoas e fazer exercícios físicos. Esse ponto confesso que deixei meio de lado ultimamente, mas super aprovo.

E nada como ler um bom livro de vez em quando (eu ganho livro toda semana aqui do Clóvis) – ADORO!

Sair para passear, conversar com as pessoas sem estar com o celular na mão; fazer o que chamam de “detox digital”. Desapegue um pouco das discussões digitais e as relacionadas com assuntos estressantes, como a política.

E vamos combinar: uma hora vamos ter que nos juntar pra juntos mudarmos esse país. Portanto, façam as pazes e vamos em frente!

E se notarem dor de cabeça e perceberem que estão rangendo ou apertando os dentes, procurem o Seu Dentista.

E se precisarem fazer exame, façam conosco! Estamos na Zona Oeste perto da USP.

Espero que tenham gostado do artigo!

Até semana que vem!

Referência:

https://noticias.r7.com/saude/eleicoes-2018-como-a-disputa-presidencial-esta-afetando-a-saude-mental-dos-brasileiros-26102018

E Você, gostou do artigo? Mande sua foto de criança pra gente!

 NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NO FACEBOOK!

“A RÁDIO CIDADÃ É UMA RÁDIO INDEPENDENTE. ELA É A VOZ DO CIDADÃO. COLABORE CONOSCO, POIS AQUI É SUA VOZ DE COMUNICAÇÃO!”

OS LINKS SOBRE ESSE PROGRAMA  ESTARÃO DISPONÍVEIS LOGO APÓS O PROGRAMA! A TRANSMISSÃO É AO VIVO TODA QUINTA-FEIRA ÀS 12 HORAS.

ENQUANTO ISSO, ASSISTA O PROGRAMA DA SEMANA PASSADA ESCOLHENDO O LINK:

FACEBOOK: https://www.facebook.com/naotatudobem/posts/990461204472158?__tn__=-R

YOUTUBE: https://www.youtube.com/watch?v=BvUFqoqO14w

 

CLIQUE ABAIXO e Curta Agora Também a Nossa Página do Facebook!

https://www.facebook.com/RadiologiaOdontologicaAbreuOficial/

https://www.facebook.com/naotatudobem/

https://www.facebook.com/paulaabreusorriso/

 

CLIQUE DEPOIS ABAIXO e Siga também o Nosso Instagram:

https://www.instagram.com/radiologiaodontologicaabreu/

https://www.instagram.com/paulaabreu_sorriso

https://www.instagram.com/naotatudobem_com_paula_abreu

 

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCds5nuRlBP66i39sqoeVpMA

https://www.youtube.com/channel/UCm2hCFKsajYKme9BCZVoQuQ

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem, #paulaabreu_sorriso,  #naotatudobem, #diadascrianças, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #finados, #eleições2018

 

 

Por favor Avalie Isto.

1900total visits,1visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.