O que podemos fazer em 2019 para deixarmos de ser o “país do Futuro” que nunca chega? Sem Avaliações.

Ontem foi posse do novo presidente do Brasil.

Confesso que nunca vi no Brasil um clima de tanta esperança de mudança.

Vi mais pessoas juntas do que em final de Copa do Mundo, com a expectativa de ver uma administração do país baseado em competência e ética, ao invés de ser palco de favores pessoais e enriquecimentos ilícitos.

Sim, a maioria do povo brasileiro se considera honesto, trabalhador e quer um país melhor para todos, não somente para alguns.

Sim, a maioria do brasileiro paga devidamente seus impostos e quer ver esse montante revertido em benefício da população, e não servindo para rechear contas ilegais no exterior de políticos corruptos.

Sim, o povo quer mudança, quer TRABALHO ao invés de promessas vazias que se perdem no tempo, pela nossa falta de tempo de cobrar. Temos que trabalhar 5 meses no ano somente para pagar o que as excelentíssimas autoridades usam para seus próprios benefícios. E esse tempo está com os dias contados.

Sim, cansamos.

Exigiremos e precisamos de mudança de atitude por parte dos representantes.  E temos a internet ao nosso favor!

Vamos ficar de olho o tempo todo, pois temos INFORMAÇÃO NAS MÃOS E O DESEJO EM COMUM DE MELHORA.

Vejo que se quando quem comanda tem uma postura diferente, os demais tomam como exemplo. Diante de uma proposta nova de ética e competência, nos vimos inspirados a exaltar tais atitudes. E isso precisa se estender a todo tipo de liderança.

É nítido que, quando há 4 anos, decidi investir na mudança de comportamento da equipe, tudo começou a melhorar internamente.

Pessoas que não compartilhavam da mesma postura, naturalmente foram saindo. E as que realmente acreditavam que valia a pena se transformar para ajudar todo o grupo, estão firmes no propósito.

Mudar é doloroso, demanda se olhar no espelho e ver nossos piores defeitos escancarados para todos verem.

E não gostamos disso, não gostamos de admitir nossas limitações e falhas.

Mas mudar é incrível: quando a gente Muda, todo mundo Muda ao nosso redor.

Vamos combinar: O mundo não é muito acolhedor e dificilmente nos elogia.

É um ambiente hostil e que não admite falhas.

Mas…e se o nosso mundo fosse diferente?

E se começasse a ser mais acolhedor, incentivador e visse as falhas como uma oportunidade de aprender mais?

E foi isso que começamos a fazer.

Sempre fui muito exigente e firme, mas  via que faltava algo para que eles despertassem para a importância de se fazer SEMPRE o melhor deles.

E vi que eles começaram a enxergar  a partir do momento que eu diariamente dizia o quanto era importante SE IMPORTAR com o outro.

Se importar com outro é saber que TUDO O QUE FAZEMOS têm consequências para nós e para todos ao redor.

E que tal se fizéssemos coisas que trouxessem coisas boas para o outro também, não somente para nós? E isso os transformou. Engraçado, mas muita gente não se dá conta disso, de que somos iguais a um dominó… Rs

E  tanto que esse ano fizemos diferente, não tivemos festa de confraternização.

Focamos em dar lembranças que vão ficar na nossa memória para sempre: trocamos palavras e presentes simples, mas cheios de significado.

Veja a foto da nossa equipe no fim do ano.

E somos vitoriosos! Como equipe, estamos conseguimos sobreviver mesmo com essa crise generalizada do país desde 2014. Assim como você e tantos outros que não desistiram de acreditar em dias melhores.

E CONSEGUIMOS NOS MANTER FORTES E SEM PERDER OS NOSSOS VALORES. 

Diante da crise, vimos muita coisa errada por aí: concorrentes se utilizarem de ferramentas não éticas para conquistar clientes, abaixarem os preços de exames a ponto de não sabermos como pagam suas contas cobrando tão pouco, tivemos problemas éticos e financeiros diante de alguns convênios  odontológicos. Sentimos que não nos valorizavam bons profissionais como nós; somente visaram lucro e não se importaram em nos prejudicar de diversas maneiras.

Claro que todos precisam trabalhar e ganhar para seu sustento, mas vemos que as condições quase que desumanas de tratamento e remuneração a que nos submetemos de convênios odontológicos… Fazem a gente pensar se a gente merece passar por isso…

Eu sei colega dentista, você também passa por isso assim como nós… e sei o quanto se sente sozinho, assim como nós.

E infelizmente  também não tivemos o apoio necessário vindo de órgãos representantes da classe odontológica diante de  injustiças dos convênios odontológicos, órgãos que teoricamente primam pela ética na odontologia.

Sinto que muitos colegas também se sentem abandonados nesse sentido, assim como nós, sem representatividade, sem uma voz. Mas a mudança depende de obtermos informações e não permitirmos mais ser sujeitados a isso. E nos unirmos para mostrar o nosso valor.

É… O ano de 2018 não foi difícil, mas bem desafiante.

Foi tanta coisa anti-ética e errada que vimos, que algumas vezes me fez questionar se nós é que estamos errados em fazer o certo. 

Quantas vezes você também não pensou: “Acho que vale a pena ser desonesto, antiético, pois eles que estão se dando bem, estão ganhando dinheiro e eu aqui… nessa dificuldade toda…”

Admitamos: o mundo, o país está numa inversão de valores tamanha que nós nos perguntamos se a gente que está errado.

Mas eu afirmo que Não. Não estamos errados.

Somente estávamos calados, mas somos Sim a Maioria.

Somos a maioria que trabalha incansavelmente e que quer colher os frutos do nosso trabalho sem prejudicar ninguém.

Não queremos ser milionários, queremos o JUSTO para que possamos ter uma vida digna e dar uma vida confortável para nossos familiares.

E não estamos errados em pagar devidamente em dia nossos impostos, em ter as 1001 taxas e licenças para funcionar (Alvará, CADAM, Vigilância Sanitária, TRSS, ISS, GPS, PIS, COFINS, CRO anual, Sindicatos), e sem falar nos impostos para ter em ordem o registro de funcionários, de autônomos, de prestadores de serviços, emissão de notas fiscais, imposto de renda e ainda os laudos radiométricos de aparelhos de raio-X. E não vamos nos esquecer das contas e materiais.

E ainda temos o poder de fazer sobrar mesmo pagando tudo isso, e ainda trabalhar SORRINDO!  Somos verdadeiros MÁGICOS! Rs

E Isso sim é motivo de orgulho!

Eu admiro cada profissional que trabalha com ética e profissionalismo.

E essa batalha toda deve ser também motivo de orgulho para a nossa equipe: A NOSSA GARRA que temos de empreender em um país tão hostil, A NOSSA VONTADE DE FAZER DIFERENTE do que vemos em Brasília na maior parte do tempo.

Tive que ter muita força para ouvir de alguns para fazer o errado e não concordar. Ouvi em diversas situações que não queriam pagar imposto,  queriam o famoso “receber por fora”…

E eu falei: “ Você não vai me convencer de que estamos errados; você está errado. Como podemos ter moral para exigir melhora de nossos governantes, se fizermos igual a eles?”

Não é fácil e não está sendo fácil. 

Temos muita coisa a evoluir como empresa e como nação, mas o primeiro passo é saber como estamos hoje.

Sabendo como estamos hoje, poderemos dizer o que precisamos melhorar.

Sabendo o que precisamos melhorar, podemos fazer um planejamento.

O nosso começou há 4 anos, lá em 2015.

Percebendo essa crise no país, ao invés de focar nos problemas, focamos em achar maneira criativas de manter nossos clientes.

Buscamos melhorar o comportamento da equipe internamente e ao mesmo tempo difundir o nosso conhecimento pela internet. Estreitamos o relacionamento com nossos clientes e procuramos entender o que poderíamos melhorar para receber mais clientes deles.

Fizemos ações sociais para divulgar a importância da Odontologia para nosso bairro (e até comunidades indígenas),

Temos um programa de rádio semanal para falar sobre Saúde Odontológica e vários temas relacionados.

E estamos conquistando clientes que estão percebendo o nosso Valor e se identificam com eles.

Não somos uma empresa com 1000 filiais, mas somos uma empresa que trata seus clientes como únicos e especiais, e isso uma grande empresa tem dificuldade em fazer. Exatamente igual a nossos clientes: eles querem ser e querem se sentir únicos!

Paramos de nos comparar às empresas grandes; era injusto conosco.

Começamos a focar no que temos de melhor e procuramos convencer nossos clientes de que um trabalho (exames no caso) de qualidade, bom atendimento ao cliente e simpatia eles só encontrariam aqui.

E é isso que o cliente de hoje busca: profissionais que se importem com ele.

Algo tão simples, mas que poucos prestam a atenção.

E mesmo tendo resultados abaixo do esperado (por causa da péssima condição econômica do país), nos mantivemos firmes no propósito de que vamos merecer melhores resultados porque construímos isso ao longo dos anos.

Temos certeza de que a maioria dos profissionais são como nós: que fazem o possível para fazer as coisas corretas, trabalhar o melhor que puderem e serem merecedores do que ganham.

Eu sempre acreditei que isso era o correto, por mais coisa errada que eu visse lá fora no mundo.

A campanha política de 2018 nos serviu de lição para o Brasil: por mais que a gente faça a nossa parte, ter exemplos vindos de cima (de liderança que tenham Ética e Competência) faz total diferença para inspirar os que não acreditavam mais que isso pudesse existir.

Ter líderes que prezem pelo trabalho de qualidade, que sejam bons para a maioria e que obtenha resultados esperados faz SIM com que tenhamos a esperança de ver um ambiente mais justo e mais próspero.

A política nos trouxe o sentimento de esperança, mas aliado a noção da Nossa Responsabilidade em promover a nossa própria mudança.

Não basta apontar o dedo, temos que nos auto-avaliar e nos melhorar também.

Falar sobre política nos faz pensar sobre a nossa liderança nos nossos ciclos de trabalho. Será que somos bons líderes ou bons liderados, a ponto de darmos bons exemplos uns aos outros? Estamos sendo éticos entre os colegas, com clientes e com a gerência? Será que estamos mostrando o máximo de competência que podemos?

Porque não basta exigir do outro o que nós mesmos não fazemos.

É loucura querer um país melhor, se fizermos sempre as mesmas coisas. Chegou a hora de repensar o que queremos daqui pra frente, e sermos firmes nos propósitos sem nos esquecer dos nossos valores.

Pois vimos que pode até demorar, mas a verdade sempre prevalece a longo prazo.

Ser correto com certeza terá o seu mérito lá na frente, e contra isso, nem dinheiro nem poder pode ir contra. Foi o que vimos como resultado nas eleições; a verdade apareceu. 

As pessoas estão sedentas por bons exemplos, e acreditem: as pessoas mais próximas também podem ter uma grande influência em nós. E não artistas, cantores ou ricaços que vemos na TV. Rs.

Eu por exemplo, tenho meu pai como exemplo em minha memória e minha mãe que sempre me dá orgulho. Mesmo com tanta injustiça vinda do mundo, vejo que não há uma pessoa que não os elogiem. Mesmo com tanta gente maldosa, que não perdiam a oportunidade de fazer chacota  (por exemplo; diziam que eles eram bobos de pagar tanto imposto e não sonegar como a maioria), hoje vejo que eu não poderia ter tido melhores exemplos a seguir.

Eu repito:

Vale a Pena Fazer as Coisas Certas para começarmos a ter o Brasil do Futuro no Presente. É só o começo!

E é isso que mostro para nossos clientes: de que não precisamos nos utilizar de práticas mentirosas ou ilícitas para fazer com que os clientes venham. Não precisamos falar mal de nossa concorrência para que consigamos clientes. Não precisamos baixar nossos preços, desvalorizando o que fazemos com tanto carinho.

Sabemos muito bem o Valor que temos e Nossos Clientes Percebem e acham justo pagar por isso.

Não é o tamanho da empresa que dita o resultado, é o Valor das Pessoas que compõe a empresa, por menor que ela seja! E essa é a nossa Moeda Mais Preciosa: O NOSSO VALOR PERCEBIDO PELOS CLIENTES.

Faça também a sua parte mostrando o seu melhor pro mundo, e exija a mesma postura de quem te representa.

E assim quem sabe, poderemos nos orgulhar do país que tenha a NOSSA CARA.

Uma cara muito melhor do que a que vemos hoje.

E assim como vemos um número infinitamente maior de pessoas falando sobre política e representatividade, devemos tornar esse assunto cada vez mais comum em nosso cotidiano.

Percebemos que não iremos evoluir como pessoa, se todo mundo não fizer a sua parte. Portanto, Faça que eu Digo que Vale Muito a Pena!

E que venha o ANO DA RENOVAÇÃO!

Desejamos que 2019 traga muitas realizações para todos aqueles que fizerem a sua parte, como pessoas e como cidadão do mundo.

Todo mundo quer mesmo é ser Feliz e isso só é possível se fizermos os outros ao nosso redor felizes também!

Um 2019 Cheio de Sorrisos a Todos!

É o desejo de toda a nossa equipe!

Dra. Paula Pinheiro de Abreu, Dentista e Jornalista

E Você, gostou do artigo? Esperamos que sim!

 LEIA, RELEIA E NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NOSSAS PÁGINAS NO FACEBOOK, YOUTUBE E INSTAGRAM!

 

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

Site oficial: www.radiologiaabreu.com.br

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem_com_paula_abreu, #paulaabreu_sorriso,  #saúdepública, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #república, #eleições2018, #raçanegra, #naotatudobem_com_paula_abreu, #maismedicos #naotatudobem, #hinonacional , #saude , #naotatudobemmasvaificar #saudeebemestar , #joicehasselmann , #felipemourabrasil , #olavodecarvalho , #deveres , #direitos , #politicos , #políticos , #anitta , #bolsonaro , #naotatudobem_com_paula_abreu , #votoaberto , #forarenan , #presidentedobrasil2018 , #brasil , #governofederal , #corrupcao , #corrupcaonao , #unidoscontraacorrupção, #sergiomoro , #sérgiomoro, #bolsonaro2018 , #politicos , #operaçãolavajato , #politicoscorruptos , #lavajato

Por favor Avalie Isto.

4997total visits,1visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.