Paciente com Dor na Face e Médico Não Indicou Visita Ao Dentista: Isso #naotatudobem Sem Avaliações.

Paciente: Se você tem alguma Dor na Face, Pode Ser Problema de Dente e Não de Ouvido ou Cabeça!

 Quer Saber Mais? Então Leia o Artigo com Atenção!

Semana passada veio uma senhora acompanhada do pai já nos seus 80 anos. Eles estavam para realizar uma Radiografia Panorâmica.

Eu e toda a equipe temos a percepção de que o paciente deve ter toda a atenção do mundo e cada palavra pode ser uma oportunidade de colher informações para ajuda-lo. Seja se tiver com alguma dor, algum medo ou até mesmo urgência no resultado do exame.

E assim começou o atendimento. E como de costume, procuramos perguntar para a pessoa que acompanhar o paciente se está correndo tudo bem na execução e o porquê o dentista solicitar o exame.

E assim ficamos sabendo de várias histórias. Eu pessoalmente adoro histórias. Eu Já perdi as contas de quantas vezes eu me emocionei com muitos pacientes; de pessoas que perderam dentes durante tratamentos de câncer, mas estavam animados com a cura… Outras que estavam emocionadas com seus dentes novos depois de muito sacrifício no tratamento e pagamento… Amo dar atenção e ouvir as pessoas! E acredito que isso seja importante para qualquer profissional de saúde.

Mas voltando ao caso… A história que ouvi não foi algo muito animador. E vou contar o que ela me disse.

Ela comentou que o pai vinha sentindo dor na região perto do nariz há cerca de 1 ano.

Isso mesmo: 1 ano! Comentou que levou o pai a diversos médicos, indicaram a realização de muitos exames (inclusive de neurologia) e pasmem: deram vários remédios e até indicaram medicamentos para doenças auto-imunes! E a dor continuava lá.

E foi então que ela disse que na recepção da UBS em uma das últimas consultas, ela disse que recebeu um aviso de “Deus” (palavras dela), dizendo que foi uma mensagem para ela prestar a atenção. Ela ouviu uma moça ao lado comentar sobre o problema dentário dela! E pensou: “Meu pai não foi encaminhado para nenhum dentista e não faz avaliação faz um tempo. Vou leva-lo o quanto antes! Quem sabe não é isso?”

E foi o que ela faz! Levou o pai ao dentista, o dentista de sua confiança e imediatamente ele indicou a Radiologia Abreu para fazer a Radiografia Panorâmica. E nas imagens, constatamos que havia realmente comprometimento de alguns dentes e um deles exatamente na região que o pai dela reclamava de dor. Bingo!

Finalmente descobriu o que tinha! Porém foi graças a percepção dela e não à indicação do Médico. E isso #naotatudobem gente!

FAZER VÁRIOS EXAMES NÃO IMPORTA; O QUE IMPORTA É O DIAGNÓSTICO CORRETO!

E pela a minha experiência de quase 12 anos no ramo de Diagnóstico, vejo que a avaliação e os exames em si não é o que importa para o paciente.

O que importa mesmo é a SABER A CAUSA DO PROBLEMA PARA PODER TRATAR.

E essa é uma parte que está sendo muitas vezes não sendo feita corretamente ou com todo o cuidado que merece.

Quantas vezes temos dores, fazemos 1000 exames e não descobrimos a real causa do problema? Ficamos tensos, nervosos com a dor, fazemos exames de sangue, de imagens, conversamos com o médico…Mas mesmo assim, não temos o diagnóstico preciso e nem temos como determinar o tratamento correto para aquele problema. Não saber o porquê da nossa dor e desconforto é aterrorizante!

E noto que nesse caso que presenciei, os profissionais da área de saúde não iriam encontrar nenhum motivo médico para o problema, pois ele estava NA BOCA!

E uma simples avaliação poderia ter poupado o paciente de ficar 1 ano sofrendo!

E foi essa a minha preocupação: um paciente ficou 1 ano, veja bem: 1 ano com dor sem saber o que tinha! E sem saber a causa REAL do problema dele, perdeu tempo e ainda tomou medicamentos que não fizeram efeito nenhum. E isso é uma penitência para toda a família!

Eu como dentista, presencio diariamente em nossa Radiologia (veja no site: www.radiologiaabreu.com.br) casos de pacientes que procuram médicos e não são devidamente diagnosticados.

E me sinto na obrigação de alertar a todos sobre o fato de que a boca deve ser também levada em consideração em caso de doenças e dores na face.

Se o médico não indicar um dentista, você que está lendo o artigo já sabe!

O MÉDICO TERIA A OBRIGAÇÃO DE AVALIAR A CAVIDADE BUCAL EM CASO DE DOR NA FACE

Os médicos, no nosso entendimento, não têm a obrigação de saber exatamente o problema odontológico do paciente e nem saber a forma de tratamento.

Porém, o médico tem a obrigação de avaliar esse aspecto na avaliação clínica quando o paciente se queixa de dor na face, pois FAZ PARTE DA AVALIAÇÃO CLÍNICA AVALIAR TAMBÉM A CAVIDADE BUCAL, nem que seja superficial.

Sabe-se que os médicos não têm conhecimento na área odontológica.

E isso é normal: cada um na sua área.

Porém, um médico tem a obrigação de pedir para o paciente simplesmente ABRIR A BOCA. E caso ele veja focos de infecção, DEVE SUGERIR para o paciente procurar um dentista.

E Isso não ser feito é inadmissível nos tempos de hoje!

Conforme vivencio isso diariamente, noto que diversos casos de possibilidade de doenças bucais são negligenciados pelos colegas médicos, focando somente em sua área de atuação e os tratando erroneamente. E isso deve mudar.

Eu me lembro desde o primeiro dia de aula de Odontologia, que fomos ensinados a avaliar o paciente POR INTEIRO! E infelizmente não é isso que acontece hoje em muitos casos na medicina.

POR QUE MOTIVOS UM MÉDICO PODE JUSTIFICAR NÃO AVALIAR A SAÚDE BUCAL DO PACIENTE?

Podemos listar vários motivos: falta de equipamentos (iluminação ideal, cadeira odontológica e instrumentais), falta de conhecimento e falta de inserção da avaliação bucal na avaliação clínica do paciente.

Digo que em relação à falta de equipamento, mesmo não havendo cadeira, refletor e instrumentais odontológico,. é perfeitamente possível em uma avaliação visual da cavidade bucal.

A falta de conhecimento é praticamente impossível, dado a quantidade de informação que um médico tem adquirida de sua formação. Acredito que o médico tem total condição de avaliar casos de alterações dentárias simples; como cáries, perdas dentárias e doenças gengivais.

Isso até os responsáveis podem ter a capacidade de reconhecer, pois cáries têm a colocação escura (ao contrário da coloração branca do esmalte), perdas dentárias são claramente reconhecidas pelos espaços vazios entre os dentes e inflamação e sangramentos gengivais têm um aspecto avermelhado e odor característicos.

O mais importante não é fazer uma avaliação minuciosa; é DETECTAR A EXISTÊNCIA DO PROBLEMA E ENCAMINHAR O PACIENTE PARA UMA AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA COM UM DENTISTA!

O IDEAL SERIA TER UM DENTISTA JUNTO AO MÉDICO PARA AJUDAR NO DIAGNÓSTICO

Sempre na área da saúde, comentamos sobre o cenário ideal. Isso tanto para o comportamento do paciente, o profissional, as condições de trabalho e tratamento.

E tenho a certeza de que todo profissional da área de saúde procura fazer o seu melhor, dentro de suas possibilidades, conhecimentos e condições locais. Porém, em quase 100% das situações isso não é possível.

Um cenário ideal na minha opinião é que TODO PACIENTE DEVERIA SER AVALIADO POR UM MÉDICO E POR UM DENTISTA.

Isso porque presencio inúmeros pacientes com dor na região do ouvido, cabeça, pescoço serem erroneamente diagnosticados por otorrinolaringologistas, oftalmologistas e neurologistas. Eles simplesmente não levantam a possibilidade de ser algum problema dentário e tratam erroneamente o paciente! Isso é erro de diagnóstico, algo muito grave! E principalmente pelo fato do paciente confiar ao profissional de saúde a sua cura. Se ele não tem conhecimento da área, que tenha a humildade de encaminhar para um especialista da causa do problema!

E isso não é uma crítica, é um fato que acontece rotineiramente.

O problema disso não é tanto o profissional subavaliar o caso, mas a consequência ruim para o paciente. O paciente perde tempo, energia, dinheiro e a confiança no profissional, pelo fato do seu problema simplesmente continuar lá.

PORQUE A PRESENÇA DO DENTISTA NA AVALIAÇÃO MÉDICA É ESSENCIAL

Já temos em vários hospitais a presença do cirurgião-dentista, que para alguns tratamentos como para pacientes cardíacos, é essencial! E isso já é uma grande vitória!

Porém, presencio no nosso bairro vários pacientes relatarem que não há dentistas em UBSs, o que na nossa visão é um grave problema.

Problemas bucais podem ocasionar problemas no corpo como: dores musculares ao ponto de prejudicar o rendimento de atletas, pioram bastante o controle do quadro de diabetes, podem causar problemas renais e até podem causar a morte, como no caso da Endocardite Bacteriana.

É sabido também que várias doenças do corpo exibem sinais na cavidade bucal, ou seja, quando temos algo de errado no corpo, ele mostra sinais na nossa boca que podem ser sentidos e vistos. E o dentista é o profissional com maior capacidade de detectar essa relação e ajudar no diagnóstico! Casos de AIDS, HERPES, DIABETES podem facilmente ser correlacionados com alterações bucais característicos. O dentista é o profissional ideal para avaliar.

VISITE REGULAMENTE O SEU DENTISTA E PEÇA PARA O MÉDICO AVALIAR SUA BOCA SE VOCÊ TIVER DOR NA FACE!

Então para finalizar, que vocês tenham entendido o recado.

Como dizem por aí, a Saúde começa pela boca!

E portanto, antes de você ter qualquer problema, cuide bem de sua saúde bucal.

O caso que relatei é uma consequência de não ter cuidado dos dentes e aliado a falta da correta orientação do médico em levantar a possibilidade de problema dentário. E isso resultou em 1 ano de sofrimento por desconhecimento da causa da dor.

Portanto, Faça a sua parte! Faça a higienização diária com escova dental, pasta (com ou se flúor, sua preferência) e fio dental. Escovação 3 vezes ao dia (depois do café, depois do almoço e antes de dormir) e fio dental pelo menos antes de dormir todos os dias.

E complemente o cuidado visitando o Seu Dentista de Confiança a cada 6 meses. E faça os exames que ele solicitar conosco! Fazemos tudo com muita qualidade, bom atendimento e simpatia!

Essa é a foto de nossa equipe e ficaremos muito felizes em poder ajudar nessa parte tão importante da avaliação clínica.

www.radiologiaabreu.com.br

Assim, caso haja problemas, os dentistas podem solicitar exames, diagnosticar corretamente a causa do seu problema e assim você poderá ser tratados desde o início.

Fica Muito Mais Fácil, Rápido e Barato para cuidar… o que é ótimo para nosso bolso e vida, não? Ninguém quer parar de trabalhar ou deixar de viajar por causa de dor de dente, né: Rs

E eu digo: Ninguém vai cuidar melhor do Seu Sorriso do que você mesmo!

Então, Comece Agora Mesmo!

E até o próximo artigo!

Dra. Paula Pinheiro de Abreu, Dentista e Jornalista

 

E Você, gostou do artigo? Esperamos que sim!

 LEIA, RELEIA E NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NOSSAS PÁGINAS NO FACEBOOK, YOUTUBE E INSTAGRAM!

CLIQUE ABAIXO e Curta Agora Também a Nossa Página do Facebook!

https://www.facebook.com/RadiologiaOdontologicaAbreuOficial/

https://www.facebook.com/paulaabreusorriso/

https://www.facebook.com/naotatudobem/

 

CLIQUE DEPOIS ABAIXO e Siga também o Nosso Instagram:

https://www.instagram.com/radiologiaodontologicaabreu/

https://www.instagram.com/paulaabreu_sorriso

https://www.instagram.com/naotatudobem_com_paula_abreu

 

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCds5nuRlBP66i39sqoeVpMA

https://www.youtube.com/channel/UCm2hCFKsajYKme9BCZVoQuQ

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

Site oficial: www.radiologiaabreu.com.br

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem_com_paula_abreu, #paulaabreu_sorriso,  #saúdepública, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #república, #eleições2018, #raçanegra, #naotatudobem_com_paula_abreu, #maismedicos #naotatudobem, #hinonacional , #saude , #naotatudobemmasvaificar #saudeebemestar , #joicehasselmann , #felipemourabrasil , #olavodecarvalho , #deveres , #direitos , #naotatudobem_com_paula_abreu , #saúdebucal, #medicoindicadentista,

 

Por favor Avalie Isto.

8260total visits,1visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.