Repetir Radiografia Panorâmica É Ruim? Sem Avaliações.

O assunto é interessante e vale muito a pena você ler até o final.

É sobre uma situação que ocorre não somente aqui em nossa clínica, mas em diversas radiologias. E assim é uma oportunidade de explicar para os pacientes sobre isso e que às vezes não é muito bem entendido por parte deles.

E o assunto é Repetição de Exames. Será que repetir radiografia faz mal a saúde? Será que repetição é sinal de má qualidade ou de preocupação com um resultado melhor?

O DENTISTA PRECISA E QUER UMA RADIOGRAFIA PANORÂMICA DE QUALIDADE!

Sim.

Quando o dentista solicita um exame para o paciente, ele precisa que o mesmo seja realizado de acordo com a técnica adequada para que o seu planejamento seja o melhor possível.

Dessa maneira, a qualidade do exame depende tanto da competência do profissional que esteja realizando na radiologia quanto da colaboração do paciente em seguir as orientações de posicionamento. Além disso, o laudo do radiologista é essencial para ajudá-lo no diagnóstico.

Ou seja: para que um exame seja classificado como de boa qualidade, é 50% de responsabilidade do paciente e 50% de responsabilidade do executor.

Temos por exemplo, no exame mais pedido pelos dentistas, a radiografia panorâmica, toda uma técnica de posicionamento do paciente. Tanto em relação à sua postura corporal (coluna bem reta, pescoço esticado e cabeça alinahda), quanto ao posicionamento da língua (bem apoiada no céu da boca) e lábios (bem fechados).

E tudo isso é muito bem explicado pela nossa equipe, na hora do posicionamento. E checado pelo radiologista.

E sabemos que é uma postura não muito comum e que alguns pacientes acham que não é muito fácil de executar. Porém, temos que insistir ao máximo para que seja bem feita, para que a radiografia panorâmica seja da melhor qualidade possível.

SE O POSICIONAMENTO PRECISAR SER MELHORADO, TEMOS A OBRIGAÇÃO DE REPETIR

E ao ver o resultado do exame, às vezes notamos que o posicionamento não foi bom o suficiente para que a radiografia seja de uma qualidade satisfatória. E assim, temos como procedimento repetir o posicionamento.

E geralmente neste segundo posicionamento já conseguimos uma radiografia panorâmica de qualidade. Afinal o dentista merece um exame satisfatório.

E é isso que temos que destacar aqui: que quem executa faz o possível para que não precisemos repetir o procedimento. Porém, às vezes isso é necessário.

ALGUNS PACIENTES ACHAM QUE REPETIR É SINAL DE DESCONHECIMENTO. E NÃO É!

E é nesse momento que o paciente, por desconhecer as verdadeiras razões de melhorar a imagem, tem a errônea percepção de que o fato de repetir quer dizer que não soubemos executar a técnica ou desconhecimento da técnica.

Já aconteceu de questionarem e fazerem perguntas bem constrangedoras para nós do tipo “Você não sabe fazer o exame?” ou “Vocês não são profissionais?”.

É…

Vocês nem podem imaginar como é desagradável escutar esse tipo de coisa.

Sabe… Antigamente eu ficava arrasada, triste por horas.

Mas hoje não: eu encaro isso como um desconhecimento por parte do paciente de tudo o que envolve o nosso trabalho. Só isso.

E momentos como esse me faz refletir, porém jamais nos faz duvidar de nossa qualidade e vontade de sempre fazer o melhor de nós.

Infelizmente temos que lidar com reações diversas e a lição que procuramos tirar é que sempre devemos compreender o porquê de tal pessoa reagir ou dizer alguma coisa.

Já que entendo que isso não corresponde à realidade, mas a uma percepção distorcida do paciente ou falta de informação.

ENTENDER O PONTO DE VISTA DO PACIENTE É FUNDAMENTAL

E assim, diante de situações como essa, procuramos entender o ponto de vista do paciente, o que é necessário e fundamental para o nosso crescimento como equipe.

Convivendo diariamente com os pacientes que vem fazer exame na Radiologia Odontológica Abreu (www.radiologiaabreu.com.br), o paciente talvez possa entender como qualidade o chamado “acertar de primeira”, o que realmente acontece em 95% dos casos em nossa clínica.

E de uma certa forma, esse raciocínio faz um pouco de sentido; pois na nossa cabeça pode ser que quanto mais prática o profissional tenha, mais experiência ele tem e mais eficácia em posicionar corretamente na primeira tentativa.

A FALTA DE TEMPO TAMBÉM É UM FATOR DETERMINANTE

Temos além do fato de ter acertado “de primeira”, outro ponto importante que é classificado como qualidade, o tempo que demora para realizar o exame.

Aqui na nossa clínicia por exemplo, trabalhamos com horários agendados, para maior comodidade do paciente.

Porém, há alguns fatores que fogem à nossa alçada, e pode ser que o tempo de permanência do paciente se estenda um pouco além do previsto.

Isso porque temos pacientes que podem demorar mais para que consigam seguir nossas orientações (crianças abaixo de 5 anos, pacientes especiais, idosos com dificuldade de locomoção e limitações posturais, etc). E fora alguns horários que realmente temos exames demorados e uma grande quantidade de pacientes. Somos uma radiologia ade referência em São Paulo, o que nos deixa muito orgulhosos.

Porém, sempre damos uma atenção ao paciente quando esses fatos ocorrem, até para que o paciente tenha a opção de escolher entre esperar e remarcar o exame para um outro dia, caso não possa aguardar.

UM BOM EXAME É 50% TÉCNICA 50% COLABORAÇÃO DO PACIENTE

Contudo, o paciente tem que levar em consideração que a responsabilidade dele é muito grande em nos ajudar, para que as orientações quanto ao correto posicionamento sejam seguidas e realizadas.

Caso qualquer uma delas não for feita, não teremos o resultado esperado.

Uma coisa é fazer o exame, outra coisa é entregar um exame bem feito e de qualidade.

E para isso, nem sempre o mais rápido é o melhor.

A TECNOLOGIA CHEGOU E A QUALIDADE FICA CADA VEZ MELHOR

Gosto sempre de lembrar o quanto melhorou nessa parte de diagnóstico para o paciente e para as radiologias.

Antigamente tínhamos que revelar a radiografia para somente depois constatar sua qualidade.

Hoje em dia, temos a chance de ver instantaneamente a imagem na tela do computador, assim como nossos pacientes presenciam na sala de exame.

Dessa maneira, já temos condições de verificar se ele ficou bom; o que agiliza bastante o tempo do paciente em nossa clínica.

E além disso, caso o paciente precise da versão digital do exame, podemos enviar de diversas maneiras. Pode ser por e-mail, gravar em CD ou enviar via nuvem pelo DropBox.

As maravilhas que a tecnologia trouxe para a área de diagnóstico são incríveis!

REPETIR NÃO É NÃO SABER; É FAZER AINDA MELHOR!

  

Portanto, o intuito desse artigo é de explicar o quanto temos a responsabilidade de informar às pacientes situações que podem ocorrer, para que não tenham uma má impressão de que não sabemos ou que até mesmo não queremos “acertar de primeira”.

Temos certeza de que os bons profissionais fazem de tudo para fazer o melhor de si sem errar ou ter que repetir, mas como dizem por aí “Erra quem faz”. No nosso caso, a frase poderia ser: “Repete quem quer fazer melhor!”

E é isso que eu gostaria de dizer: Fazemos sim de tudo para que a Nossa Radiografia Panorâmica seja uma das melhores. Tanto em qualidade de imagem quanto na percepção do paciente que veio realizar o exame conosco.

Claro que é impossível agradar a todos. Já sabemos que nem figuras históricas agradaram a todos…

Mas importante é explicar o porquê das coisas para que o paciente não tenha dúvidas em relação à nossa intenção de fazer o nosso melhor e obter o melhor resultado possível.

A RADIAÇÃO DO EXAME É MENOR QUE A DO MICROONDAS OU A DO CELULAR

Um ponto que os pacientes ficam preocupados em relação a repetição é à radiação.

E com relação a isso explicamos de uma maneira fácil de entender, sem entrar muito em teoria.

Explicamos que fazer exames odontológicos é algo que se faz 2, 3 vezes ao ano. Quando fazemos mais vezes é nos casos de colocação de implantes e cirurgias mais complicadas.

Agora…. Tenho certeza de que todo mundo usa o micro-ondas pelo menos uma vez ao dia. Usar celular então… virou quase que durante todo o tempo em que estamos acordados. Não é mesmo?

Então…. Comparativamente, estamos expostos diariamente a muito mais radiação do que a que somos submetidos ao realizar exames poucas vezes ao ano. E isso tem que ser levado em consideração pelos pacientes.

E não há relatos na literatura de alterações decorrentes de radiação nos tempos de hoje.

Principalmente porque, além dos aparelhos hoje serem extremamente calibrados, fazemos leitura radiométricas periódicas para verificar a qualidade da radiação e direcionamento dos feixes. E para reforçar mais ainda, o paciente usa o colete de chumbo protetor.

Lembrando que o colete de chumbo usado para realizar a radiografia panorâmica não tem protetor de tireoide pelo fato deste dispositivo prejudicar a qualidade final da imagem.

FAZEMOS SEMPRE O MELHOR PARA O PACIENTE E PARA O DENTISTA

O atendimento odontológico e a execução de exames mudaram e se modernizaram muito durante os últimos anos.

Os consultórios e radiologias dispões hoje de equipamentos modernos, materiais de excelente qualidade e a informática veio para ficar.

A exigência dos clientes está cada vez maior e com isso aumenta a preocupação com a percepção de qualidade do cliente que está cada vez maior.

O tempo dos pacientes está também cada vez mais curto, o que nos obriga a ser cada vez mais eficientes e eficazes no menor tempo possível!

RECEBEMOS MUITOS ELOGIOS, MAS ESTAMOS EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

Aqui na Radiologia Abreu ficamos felizes de na grande maioria das vezes recebermos muitos elogios.

E admitimos também que nem sempre conseguimos ser 100% por fatores que muitas vezes fogem ao nosso controle. E muitas vezes a tecnologia não pode nos ajudar nessa, afinal são fatores humanos.

E nossa equipe é muito bem treinada para lidar com situações adversas, tentando sanar todas as dúvidas dos pacientes.

Inclusive, detectamos medos infundados como receio de ter necessidade de uso de agulha para realizar o exame ou o paciente achar que vai entrar em um tubo (como na Tomografia médica).

São ideias que surgem na cabeça dos pacientes e que é simples de explicar para eles, fazendo com que fiquem tranquilos.

Acreditamos SEMPRE que o segredo hoje seja SE IMPORTAR COM O CLIENTE.

Prestar atenção no que ele pensa, saber quais são as suas dúvidas e fazer de tudo para saber como podemos ajuda-lo.

Porém, a percepção de qualidade do cliente pode estar relacionada a outros fatores que não seja o resultado final, mas situações intermediárias e exceções como repetição. E cabe a nós explicar.

Sabemos que o paciente muitas vezes não consegue avaliar a qualidade do nosso serviço, pois simplesmente ele não é um entendedor da área.

Ele não tem condições de avaliar se uma radiografia é boa ou não. Porém, nossos clientes dentistas que recebem os exames têm total capacidade. E o exame de qualidade é PRIMORDIAL para a avaliação do paciente.

E justamente por isso insistimos que quando algum exame precisa melhorar, o custo benefício de repetir é muito maior do que enviá-lo de uma maneira que não esteja 100%. E isso o paciente deve entender que é o melhor para ele primeiro de tudo.

SE VOCÊ FAZ TEM EXAME ODONTOLÓGICO PARA FAZER E AINDA NÃO FEZ, VÁ AGORA MESMO!

E portanto, falando diretamente com você paciente, caso você esteja tentando se lembrar qual foi a última vez que você foi ao dentista… Não pense mais: tome o primeiro passo e faça sua visita!

Você que foi e está com o pedido de exame para fazer, faça o quanto antes!

VISITE REGULAMENTE O SEU DENTISTA E FAÇA OS EXAMES QUE ELE SOLICITAR CONOSCO!

Vamos sempre repetir: A Saúde começa pela boca!

E portanto, antes de você ter qualquer problema, cuide bem de sua saúde bucal.

O texto que relatei é alertar os pacientes sobre a importância de fazer uma radiografia panorâmica de qualidade. E para isso, ele deve ser realizado até que fique satisfatório, caso não haja o posicionamento correto por parte do paciente.

E visite o Seu Dentista de Confiança a cada 6 meses ou a cada ano. E se fizer muito tempo que você não vai, ligue agora mesmo para ele!

E caso ele solicite exames odontológicos, faça conosco!

Fazemos tudo com muita qualidade, bom atendimento e simpatia!

Só clicar no link a seguir www.radiologiaabreu.com.br para agendar. Você pode falar conosco agora mesmo pelo Whatsapp! Ou se preferir ligar, temos 4 linhas à disposição.

Os dentistas normalmente solicitam a radiografia panorâmica de início. E caso haja a necessidade de um estudo mais minucioso do seu caso, os dentistas podem também solicitar outros exames (tais como Radiografias Periapicais, a Documentação Ortodôntica e a Tomografia Computadorizada). Fazemos todos eles!

E assim, o dentista poderá verificar se a sua saúde bucal está em dia, poderá diagnosticar problemas que estejam presentes e pode fazer o melhor planejamento possível para o seu caso.

Fica Muito Mais Fácil, Rápido e Barato se você fizer a sua parte em se prevenir com cuidados diários em casa e fizer visitas regulares ao dentista

Quem melhor do que nós mesmos para cuidar do Nosso Sorriso?

Até o próximo artigo!

Dra. Paula Pinheiro de Abreu, Dentista e Jornalista

E Você, gostou do artigo? Esperamos que sim!

LEIA, RELEIA E NOS AJUDE A DIVULGAR ESSA INFORMAÇÃO COMPARTILHANDO NOSSAS PÁGINAS NO FACEBOOK, YOUTUBE E INSTAGRAM!

 

CLIQUE ABAIXO e Curta Agora Também a Nossa Página do Facebook!

https://www.facebook.com/RadiologiaOdontologicaAbreuOficial/

https://www.facebook.com/paulaabreusorriso/

https://www.facebook.com/naotatudobem/

 

CLIQUE DEPOIS ABAIXO e Siga também o Nosso Instagram:

https://www.instagram.com/radiologiaodontologicaabreu/

https://www.instagram.com/paulaabreu_sorriso

https://www.instagram.com/naotatudobem_com_paula_abreu

 

SE INSCREVA NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

https://www.youtube.com/channel/UCds5nuRlBP66i39sqoeVpMA

https://www.youtube.com/channel/UCm2hCFKsajYKme9BCZVoQuQ

 

“Radiologia Odontológica Abreu – Porque o Sorriso é o Idioma Universal.”

Nosso Endereço: Avenida Otacílio Tomanik, 246 – Jardim Bonfiglioli – Butantã – São Paulo – SP

Para agendamentos, fale conosco: (11) 3853-7071  ou  (11) 94785-3150
Whats App: (11) 93005-2297

Site oficial: www.radiologiaabreu.com.br

#radiologiaodontologicaabreuoficial, #radiologiaodontologica , #radiologiaodontologicaabreu #radiografiaodonto, #odontologia, #radiografia #saudebucal, #sorriso, #sorrisoidiomauniversal , #radiologiaabreu , #paulaabreusorriso ,#raioxdosorriso, #paulaabreu, #naotatudobem_com_paula_abreu, #paulaabreu_sorriso,  #saúdepública, #sorrisodascrianças, #diadodentista, #república, #eleições2018, #raçanegra, #naotatudobem_com_paula_abreu, #maismedicos #naotatudobem, #hinonacional , #saude , #naotatudobemmasvaificar #saudeebemestar ,  #naotatudobem_com_paula_abreu , #radiografiapanoramica, #raiox #radiografia, #repericaoderadiografia #dentistasp, #dentista, #profissaodentista, #blogdodentista, #dicadentista, #dicaodonto, #odontodivas

 

Por favor Avalie Isto.

8818total visits,2visits today

Sobre o Autor: Paula Pinheiro Abreu

Olá! Sou Paula Abreu. Sou formada em Odontologia pela UNESP de São José dos Campos e especialista em Radiologia e Imaginologia Odontológica pela USP (FUNDECTO). Estou atenta a tudo o que acontece no dia-a-dia e acredito que uma situação por mais simples que seja, podem nos ajudar a melhorar. Depende de nosso olhar! Porque Sorrir faz Bem e fazer outra pessoa Sorrir, melhor ainda! Vamos juntos!

Deixe uma Resposta

Seu Email nâo será Divulgado.